A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dep. Anti Bullying é pauta de equipe da TV Globo

A criação de um Departamento Anti Bullying/Cyberbulling tem chamado a atenção da mídia

A possibilidade de Itaperuna criar um Departamento Anti Bullying/Cyberbulling tem chamado a atenção da mídia em todo o Estado do Rio de Janeiro. De autoria do vereador Emanuel Medeiros (Nel), o departamento – assim que aprovado – será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, responsável pela criação de uma equipe de trabalho multidisciplinar, atuando na linha de frente do problema.

Nesta quarta-feira (04), uma equipe da Inter TV (afiliada à Rede Globo), esteve na cidade realizando uma matéria sobre “bullying”. Uma das fontes ouvidas pelo jornalista Ronan Tardin foi o diretor Geral de Administração da Secretaria Municipal de Educação Anderson Luiz. Segundo Anderson, mesmo antes de o projeto ser aprovado, existe a movimentação no sentido de organizar uma equipe para trabalhar no departamento.

O diretor acredita que a proposta do vereador Nel seja de suma importância não só para o município, mas que serve de exemplo para outras cidades. Ainda de acordo com Anderson, o secretário de Educação José Luiz “Borracha” e o prefeito Fernando “Paulada” estão ansiosos para colocar o departamento em funcionamento, aguardando apenas, a aprovação do projeto.

Relembre o caso

Durante reunião na Câmara Municipal de Itaperuna, em 13 de abril, o vereador Emanuel Medeiros da Silva, o Nel, apresentou proposta para um projeto de lei com o intuito de criar um Departamento Anti Bullying/Cyberbulling no município itaperunense.

De acordo com a proposta, o departamento será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que ficaria responsável pela criação de uma equipe de trabalho multidisciplinar. O departamento ainda deverá manter um cadastro atualizado das unidades de ensino (pública e privada), pois essas unidades deverão indicar um representante, de forma a facilitar o trabalho e a comunicação do Departamento Anti Bullying/Cyberbulling com as escolas instaladas no município.  

“Esse departamento ficará encarregado de promover atividades didáticas e educacionais voltadas para a orientação e prevenção do bullying e cyberbulling. Em nosso município há inúmeros casos de Bullying, basta uma consulta junto ao Conselho Tutelar, ou mesmo, uma conversa informal com professores e alunos para constatar a gravidade da situação. Não podemos tolerar esse tipo de situação. Estamos no século XXI e esse tipo de prática medieval não cabe em nossa sociedade”, justifica Nel.

Dentre os objetivos e funções do departamento é possível destacar a capacitação da equipe de trabalho, bem como o incentivo à criação de núcleos referente ao assunto dentro de cada unidade escolar; prevenção e combate à prática nas escolas e no entorno; debates sobre as questões éticas e legais envolvidas; orientação de pais e responsáveis sobre como proceder diante desta terrível prática; promoção de campanhas e realização de palestras educacionais e de conscientização; dentre outros.

A proposta ainda será avaliada pela Câmara, mas o vereador Nel está confiante em conseguir mais uma conquista. “Acredito na sensibilidade dos demais colegas e espero brevemente podermos aprovar essa lei, que certamente será referência na região. Temos que dar um fim nessa terrível prática. Não podemos tolerar e conviver mais com o bullying”, finaliza o vereador.


Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário