A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fórum Regional Norte/Noroeste da Undime

José Luiz “Borracha” realizou a abertura oficial do fórum.
Itaperuna sediou o Fórum Regional Norte/Noroeste da Undime, que aconteceu no dia 24 de março, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com a presença dos secretários de Educação dos seguintes municípios: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapona, São João da Barra, São José de Ubá, Varre-Sai, Itaperuna e um representante da Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes.

Auditório da SEMED.
Coube ao secretário de Itaperuna, o professor José Luiz “Borracha”, realizar a abertura oficial. O secretário destacou a participação do prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, na luta pela melhoria da Educação no município. José Luiz ainda destacou algumas ações realizadas pela SEMED no início do ano e outras que estão previstas para o decorrer de 2011.

Para Lígia Sueth, secretária de Educação de São Fidélis, é importante que as regiões Norte e Noroeste somem forças. “Nós temos muitos recursos humanos e esses recursos trabalham demais. Somos 18 municípios ao todo. Somos muito forte e temos que nos fortalecer ainda mais. É o momento para nos fortalecermos”, reforça.

Quem também destacou a ‘força através da união’ foi o secretário de Educação José Cosme, de São José de Ubá. “O Noroeste nunca tinha participado da direção da Undime e nós conseguimos no último biênio colocar nossos representantes na direção”. José Cosme ainda falou da importância de os municípios inadimplentes com a Undime, sanarem essa questão. “Esses municípios não terão direito a voto no fórum que vai acontecer no Rio de Janeiro”, lembra.

Momento cultural.
Durante o fórum ainda aconteceu uma apresentação cultural. O coral da Educação de Jovens e Adultos (EJA), composto por alunos e professores da Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva, abrilhantou o evento. O Conselho Municipal de Educação de Itaperuna, através da vice-presidente Maria Alda Figueira, pode expor suas atribuições e a forma de funcionamento.

Tereza Christina Barros, conselheira e coordenadora Regional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), prestou informações sobre a UNCME. Já a secretária Lígia Sueth, também coordenadora Regional da Undime Norte/Noroeste, encerrou as atividades do fórum ministrando palestra sobre “Interdisciplinaridade”.
José Luiz 'Borracha' (C) e companheiros de trabalho.

Undime - Se o tema é educação pública desenvolvida nos municípios brasileiros, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está sempre presente. Seja no âmbito infantil, de jovens e adultos, ou na educação para a paz.

Temas como desenvolvimento profissional de docentes, alfabetização, gestão democrática, políticas públicas locais, articulação com a sociedade, a família, a criança e o jovem, são trabalhados diariamente. É uma entidade que tem sob sua responsabilidade a gestão de um dos setores mais importantes da promoção à cidadania.

Sua atuação está voltada ao município, à comunidade, transformando as ações locais em articulação para questões de cunho nacional. (http://www.undime.org.br/)

www.itaperunanews.com.br
Consultoria e Assessoria em Comunicação

Um comentário:

  1. Fala, companheiro!
    Legal o seu blog - é profissional. Também tenho um simplesinho. Se tiver um tempinho nessa sua vida agora tão atarefada pela cidade dê uma passadinha pra conferir http://professorzeluiz.blogspot.com/ .
    Meu caro, não tive tempo e oportunidade de felicitá-lo pela nomeação ao cargo de Secretário de Educação, mas tenho certeza de que você sabe que torço por ti.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir