A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

quarta-feira, 9 de março de 2011

A vida e a luta de José Luiz ‘Borracha’

Secretário de Educação de Itaperuna José Luiz 'Borracha'

A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna está em boas mãos. O professor José Luiz Ribeiro, o Borracha, já demonstrou durante a sua trajetória de vida que tem plenas condições de exercer o cargo que lhe foi confiado. Professor de Gestão Ambiental do curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Buarque de Nazareth, Borracha se formou em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2002.

Pós-graduado em Especialização em Educação Fiscal, o novo secretário de Educação ainda atuou efetivamente no Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, de 2003 a 2009. Desde o início da década de 1980, o professor José Luiz luta pelos direitos do negro na sociedade. “Nossa luta é no sentido de criar oportunidades para o negro e o movimento propicia uma visão diferente perante a sociedade. Sem o movimento as dificuldades seriam maiores”, diz.

Borracha conta que desde o início de sua militância pela causa, muita coisa mudou nos dias de hoje. “Não conquistamos tudo, obviamente, mas alcançamos muitas vitórias. A participação do negro na mídia, por exemplo. Na maioria das vezes o negro era retratado pela mídia em funções subalternas no mercado de trabalho. Não que isso seja negativo, mas em geral era de uma forma pejorativa”, comenta.

Confiante no progresso da sociedade e nas políticas de inclusão, o secretário comemora as conquistas da raça Negra no decorrer dos séculos. “Zumbi que era marginal, hoje é herói com direito a feriado”, sorri o secretário. Questionado sobre o porquê da profissão escolhida ele responde imediatamente: “lecionar é uma paixão”.

Para o professor Borracha a qualificação profissional é o grande desafio do momento. “A visão que procuro passar para os meus alunos é de reflexão. Aonde eu vou me inserir no mercado de trabalho? O que é preciso para isso? A minha função é abrir os olhos dessa garotada e direcioná-los para um futuro melhor”.

Borracha não foge às raízes nem nos momentos de folga. Como esporte, gosta de jogar Capoeira. Em relação à música, curte Samba e Pagode. “O que faz você viver com dignidade é ter uma identidade. Não discriminar outras culturas, nada disso, apenas ter identidade. Se o indivíduo tem raízes fincadas na própria cultura, ele vai andar de cabeça erguida”, diz o secretário.

Curiosidade - O secretário de Educação José Luiz ‘Borracha’ tem uma filha de 23 anos, técnica em Radiologia, chamada Kizzania Mandella. Nascida em 18 de julho, no mesmo dia em que Nelson Mandella faz aniversário, Borracha fez uma homenagem ao ex-presidente da África do Sul (1994 a 1999). Mandella foi um dos maiores ícones da luta negra contra o racismo.


Consultoria e Assessoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário