A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Desenvolvimento e conquistas alcançadas

Há várias maneiras de se promover o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país. Primeiro. É fundamental que os gestores públicos desejem que a população seja beneficiada. Segundo. É ainda mais importante que essa população esteja preparada para ter papel principal no processo de desenvolvimento e não seja mera coadjuvante.

Prefiro a primeira alternativa. No entanto, para que isso aconteça, necessário se faz que os cidadãos sejam qualificados profissionalmente, e, mais importante ainda, cabe à gestão pública o papel de atrair aos municípios os investimentos que irão gerar emprego, distribuição de renda e o sonhado desenvolvimento econômico e social.

Quando estava assessor da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo busquei em Brasília, via emenda parlamentar, recursos para o município de Itaperuna. Logrei êxito todas as vezes que bati à porta do presidente da Comissão de Desenvolvimento da Câmara, o camarada Edmilson Valentim, mas meus objetivos e do meu partido, o PC do B, não foram alcançados porque interesses contrários aos da população impediram que os mesmos se concretizassem.

Consegui recursos para o Instituto Federal Fluminense, campus Itaperuna, de aproximadamente R$ 200 mil para obras de infraestrutura que estão sendo aplicados, gerando trabalho e renda para os trabalhadores da construção civil. Para a Prefeitura, consegui duas emendas, uma que contemplava mil vagas para crianças e jovens praticarem esporte no projeto “Segundo Tempo”, do Ministério dos Esportes, além de recursos para a construção de uma quadra de esportes e outra para a Festa de Carros de Bois de Raposo, cujos recursos foram obtidos no Ministério do Turismo.


Consultoria e Assessoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário