A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

quarta-feira, 9 de março de 2011

O poeta José Luiz ‘Borracha’

A NOITE
José Luiz Ribeiro
Quero ver algum dia você se orgulhar de ser como és
Pele negra como a noite, noite de luas e estrelas.
Noite de brilhos.
Você é noite.
Esqueça os açoites,
É passado,
Viva agora.
Esqueça o sinhô, a sinhá,
Sem mágoas
Sem revide,
Mas com reivindicações
De direito legítimo,
Esclareça,
Abra as mentes,
Você pode,
Você é grande.
Faça renascer Zumbi,
Renasça com ele.

BOI TRIUNFO
José Luiz Ribeiro
OI, OI, OI
CADÊ MEU BOI (BIS)
VOCÊ VIU O BOI TRIUNFO
ONDE É QUE ELE FOI

O BOI TRIUNFO
É UM BOI TÃO DIFERENTE
DEPOIS DE COMER CAPIM
ELE ESCOVA OS DENTES

E A REBECA
É A MULINHA VAIDOSA
JÁ COMPROU UMA MINI-SAIA
E UMA MELISSA COR DE ROSA

CONSCIÊNCIA
José Luiz Ribeiro
Me lembro Palmares
Saudades Zumbi!
Queria estar ali.
Pra fugir da opressão
Que afundou nosso povo
Hoje tão desgostoso
Num mar de submissão
Me lembro Palmares
Saudade Zumbi
Queria estar ali
Pra evitar que hoje em dia
Existisse favela
Que o negro morasse nela
Pra que seus descendentes
Freqüentassem a escola
Pra não mais pedir “esmola’’
Me lembro Palmares
Saudades Zumbi!!!

DESCENDENTES
José Luiz Ribeiro
Preciso sonhar que este mundo
vai ser um paraíso se mudarmos
o pensamento
O juízo
Se extinguir o preconceito,
Se eu, se você conquistarmos nossos direitos
Se respeitarem nossas crenças
Meus ancestrais
A grande diferença
Minha herança cultural
Meu tesouro espiritual
Meus heróis, minha gente
Esse povo diferente
Sempre com sorriso entre os dentes
Que hoje luta por inclusão
Buscando compensação
Pois querem as terras daqui
Pois lhes tomaram as de lá
Portanto reforma agrária já !
Para os remanescentes de quilombos
Para os descendentes de Zumbi
Para os trabalhadores valentes
Para povo brasileiro

INDAGAÇÕES
José Luiz Ribeiro
EU ERA BEM PEQUENININHO
QUANDO EU SENTIA MEDO
CORRIA PARA A SUA CAMA
E CONTAVA OS MEUS SEGREDOS
EU TEMIA O LOBO MAU
TEMIA A ESCURIDÃO

ERAM REAIS OS MEUS CONFLITOS
ESMAGAVAM O MEU CORAÇÃO

PAI, POR QUE HÁ TANTA COISA QUE EU NÃO ENTENDO
PAI, POR QUÊ…
MAS, MESMO ASSIM EU VOU VIVENDO

HOJE JÁ ESTOU GRANDINHO
O MEDO AINDA ME PERSEGUE
JÁ NÃO DURMO EM SUA CAMA
MAS ALGO BEM REAL ME SEGUE.

INDENIZAÇÃO
José Luiz Ribeiro
Num passado longínquo
Mas inesquecível
Nosso povo deportado
Humilhado
“Convidado” a viajar
Além do mar
Pra “ trabalhar”
Sem recompensa
Exploração intensa
Vocês não são filhos de Deus
Nem de Zeus
Mas de Olorum, Oxum
Zâmbi Mawu Lissá
Sobô , Iemanjá

Nós somos o povo da criação
Da riqueza da emoção
Do conhecimento
Da razão
Queremos reparação
De um país que foi o último
A abolir a escravidão
Queremos terras
Tetos, Cotas
Indenização
Pra tentar amenizar
Tantas lágrimas
Tanta dor
Eis aqui as nossas lanças e
Machados de Xangô

MURCHARAM
José Luiz Ribeiro
OLHA A FLOR QUE MURCHOU DE MEDO
DA ESCURIDÃO SOMBRIA DOS SEGREDOS
DOS FANTASMAS VIVOS DA DISCÓRDIA
ENFRENTÁ-LOS EU ATÉ ME ATREVO
FLORES QUE MURCHARAM DE AGONIA
ASSIM O QUÊ SERÁ DE NÓS?

MURCHARAM DE VER TANTA GENTE REUNIDA
MAS NO FUNDO ESTAVAM TODOS SÓS.

O MEU HERÓI É NEGÃO
José Luiz Ribeiro
Assim como Zumbi
Eu não aceito preconceitos
Eu luto por meus direitos
Eu me livrei da submissão
Eu não comemoro o 13 de maio
Falsidade
Enganação
O meu herói é negão

Assim como Zumbi
Eu não aceito a escravidão
Que existe nessa nação
Que insiste nessa cidade

Assim como Zumbi
Eu odeio hipocrisia
Eu encaro a realidade
Sem medo
Sem covardia
Eu sou do bem
Eu sou da paz
Mas me respeite rapaz !

ZUMBI NOSSO HERÓI
José Luiz Ribeiro, Adilson Ribeiro e Jorginho/1988
Negro abre o peito
Vem cantar
Mostra na passarela
Sua força
Na cultura popular
A benção vovó
Hoje não venho só
Trago comigo
O povo da cidade
Para te ouvir
Falar de liberdade

A negra mina
Que cuidava da Sinhá
Tinha no peito
A esperança
De um dia se libertar

Mas eis que um dia
O sonho se realizou
Ficou livre dos açoites
E daí o que mudou?
Já faz cem anos
Negro luta com bravura
E impõe sua cultura
Do Oiapoque ao Chuí
Ontem e hoje
Negro influi na economia
E lembra com alegria
O grande herói
Que é Zumbi

Consultoria e Assessoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário