A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

100 dias à frente da Secretaria de Educação

‘Borracha’ agradece o apoio incondicional do prefeito ‘Paulada’

Neste 30 de abril, o professor José Luiz “Borracha” está completando 100 dias à frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e nesse curto espaço de tempo, importantes conquistas foram alcançadas. “As decisões do prefeito Fernando Paulada têm sido cruciais para que alcancemos os nossos objetivos”, ratifica o secretário.

Ainda de acordo com o secretário “Borracha” a autonomia concedida pelo prefeito, possibilita uma gestão inovadora e totalmente descentralizada. “Não queremos e não podemos ser centralizadores. Temos que trabalhar em equipe, delegar funções e administrar a Secretaria de forma concisa, sem emperrar a máquina pública”, explica.

Fernando “Paulada” e o secretário de Educação José Luiz “Borracha”
Trabalhando de forma democrática, o secretário faz jus ao aprendizado obtido no decorrer dos anos junto ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). “O partido foi e é minha escola. É onde aprendi conceitos que se levam para a vida. A partir disso, vamos, juntamente com o apoio do Paulada, implementar uma gestão moderna em nossa Secretaria. Estamos trabalhando firme, sempre pensando nas questões sociais”.

Dentre as conquistas alcançadas nesses 100 primeiros dias, o secretário comemora o avanço nas negociações para que professores e pessoal de apoio tenham reajustes no plano de cargos e salários. O desejo do secretário e do prefeito Paulada é possibilitar um reajuste de 50% de aumento em cima da produtividade de cada profissional. Confira outras conquistas:

Benefício ao produtor rural: a destinação de 30% da verba da merenda escolar, que será usada para comprar alimentos do produtor familiar, certamente beneficiará a inúmeras famílias que tiram o seu sustento da terra. Uma conquista fantástica para o pequeno produtor rural, que vai escoar com mais facilidade a produção.

Parcerias: a parceria com a empresa Anglo Ferrous Brazil já rendeu frutos. Aproximadamente 100 professores participaram de um curso de Educação Ambiental ministrado pela empresa. O próximo passo da Semed é buscar qualificação profissional não só para os professores, mas para o trabalhador itaperunense, de forma a qualificá-lo para a demanda estadual, inclusive focando o Porto do Açu, em São João da Barra. Outras parcerias estão sendo elaboradas junto à Fundação São José, Sistema Firjan e outros.

Escolas reformadas: Algumas escolas da rede municipal já foram ou estão sendo reformadas. Dentre elas, a E. M. Lincoln Barbosa de Castro, que foi projetada para atingir o conceito de ‘acessibilidade’. Permitir que qualquer pessoa portadora de deficiência participe de atividades na escola, será uma vitória não apenas da escola, mas de toda a sociedade. O piso e o telhado da maioria das salas foram substituídos, inclusive as madeiras que servem de alicerces, pois o madeiramento antigo estava comprometido. As colunas, uma preocupação antiga da direção, receberam especial atenção por parte dos engenheiros e ganharam um formato arredondado, com o intuito de minimizar acidentes durante o recreio das crianças. Ainda serão reformados os banheiros e a cozinha.

Participação comunitária: uma das novas propostas do secretário “Borracha” é aproximar a comunidade da escola. Transformar o ambiente escolar em uma esfera agradável, de forma a melhorar o rendimento de alunos, professores e equipe de apoio. Além disso, a promoção de debates e palestras têm sido a tônica dessa nova gestão. Só para citar um exemplo, recentemente a E. M. Henriett Amado - CIEP 467, recebeu o secretário José Luiz “Borracha” e a juíza de Direito da Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso Sheila Draxler, que conversaram com alunos, professores e comunidade sobre “violência e drogas”.

Transporte para universitários: ratificando o compromisso do prefeito Fernando “Paulada” com os estudantes, o secretário José Luiz “Borracha” conseguiu implementar o projeto de transporte escolar gratuito para os estudantes universitários que residem em alguns distritos, como Raposo, por exemplo. Outros distritos também vão receber especial atenção na área de transporte.

Para o secretário “Borracha” os 100 primeiros dias de gestão foram satisfatórios. “Só conseguimos esses resultados por que o prefeito nos deu liberdade para trabalhar. O Fernando tem essa qualidade, ele sabe conduzir a máquina pública de forma que as engrenagens funcionem perfeitamente. Eu só tenho que agradecer o apoio do Paulada”, finaliza.


www.itaperunanews.com.br
Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário