A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SEMED firma parceria com a Ferrous

Divulgação

Em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com a empresa Ferrous Resources do Brasil, através do “Programa Conviver – Programa de Pesquisa com Escolas”, que visa à elaboração de projetos de pesquisa, juntamente com alunos e professores, sobre o lugar em que vivem, bem como buscar entender os aspectos que modificam esses locais.

O programa elege a cultura e a identidade como categorias de estudo para a compreensão de uma sociedade desafiada a se desenvolver de maneira sustentável. Para auxiliá-los no trabalho de pesquisa que realizarão junto aos alunos, os professores receberam material de referência.

O Livro do Professor contribui para a construção de conhecimento sobre as demandas legais e sociais para a instalação das atividades da Ferrous na região. Os fatores de desenvolvimento do local, entre tantos outros elementos produzidos pela ação do homem no mundo, merecem especial atenção por parte daqueles que vão fomentar a informação.

Para Anderson Luiz, diretor Geral de Administração da Secretaria de Educação, o programa será de suma importância. “Em princípio, oito escolas serão beneficiadas com o projeto. Fomentar o conhecimento sobre as atividades da empresa, estreitar os laços com a comunidade e com o Poder Público, certamente trará transparência em todo contexto. Além disso, o programa vai proporcionar ao aluno, o desafio de conhecer a própria realidade”, diz.

A Ferrous é uma empresa de pesquisa, prospecção, exploração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro nos mercado interno e externo, com logística integrada. O mineroduto que vai ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro terá 525 km de extensão. O minério sairá da região de Alvorada de Minas até o porto marítimo do Açu. O mineroduto atravessará 32 municípios, passando por algumas cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense, incluindo a cidade de Itaperuna.

Decom - Itaperuna, com informações da Ferrous

Nenhum comentário:

Postar um comentário