A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Programa de Orientação Vocacional se destaca em Itaperuna

Estudante de Psicologia é autora de projeto pioneiro na região

Em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, um programa de Orientação Vocacional tem se destacado não só no universo acadêmico, mas principalmente entre adolescentes, que se deparam com difíceis escolhas, cada vez mais jovens.

Naiara Biscácio é só sorrisos. A estudante do 9º período de Psicologia, autora do projeto pioneiro na região, é estagiária de Psicologia Escolar no Instituto Federal Fluminense (IFF - Campus Itaperuna). A Instituição acolheu a proposta da estagiária, iniciando o projeto em agosto de 2011, sob o título de “Profissão é pra Curtir”. O objetivo do projeto é oferecer elementos, por meio de instrumentos e métodos apropriados, para que essa importante escolha seja feita de maneira madura e consciente buscando uma harmonia entre o perfil profissional e pessoal.

À esquerda, Naiara Biscácio (autora do projeto); 
o estudante Igor Gaviole; e a pedagoga Gleiciane Soares  
“Foram formados dois grupos de 18 alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio Integrado em Informática e Eletrotécnica. Já a ideia, surgiu a partir de pesquisas na área desde o terceiro período da faculdade. Valorizo muito a atuação do psicólogo Escolar e me apaixonei por Orientação Vocacional, inclusive, gostaria de ter passado por um processo desses quando estava no terceiro ano”, esclarece Naiara. A estudante de apenas 22 anos revelou que pretende trabalhar na área e buscar especializações. “O importante é o crescimento constante. O projeto deste ano já se ampliou enormemente. Preparamos novas atividades que movimentarão toda a escola, inclusive os alunos que não estiverem participando dos grupos de orientação”, destaca.

Para Igor Gaviole, aluno do curso de Eletrotécnica Integrada, o bate-papo foi uma das abordagens que chamaram a atenção. “Eu passei a ter um pensamento mais reflexivo e excluí algumas possibilidades. Hoje, eu já sei o que eu quero e o que eu não quero ser”, afirma. Outra questão levantada pelo aluno foi em relação à pressão familiar. “Me considero mais maduro até mesmo para conversar com meus pais. Também me sinto mais seguro nas minhas escolhas. Se puder, gostaria de participar novamente”, diz Igor.    

De acordo com Gleiciane Lage Soares, pedagoga do IFF, o projeto se diferencia consideravelmente de tudo aquilo que ela já tinha visto. “Geralmente a gente via o psicólogo ministrar uma palestra sobre profissões, aplicar uns testes e ficava só nisso. O projeto apresentado pela Naiara leva o aluno a refletir sobre profissão, família, mercado de trabalho, futuro e outras questões. Cada encontro é uma riqueza de propostas, levando o aluno a construir o que ele deseja para si”, destaca a pedagoga.

Programa deverá ser transformado em Projeto de Extensão

Ainda segundo Gleiciane, devido aos resultados obtidos, o projeto vem com uma proposta de Extensão para o ano de 2012, com a finalidade de abrir espaço para a participação de alunos das escolas públicas estaduais. “A gente gostaria que isso chegasse até a comunidade e não deixar restrito aos alunos do IFF”, destaca.

O “Profissão é pra Curtir” é supervisionado pela equipe do NAE (Núcleo de Atendimento ao Educando), formado pelos seguintes profissionais: Maria Carolina Gomes Barbalho (psicóloga); Eloisa Rodrigues dos Santos (assistente social); Gleiciane Lage Soares (pedagoga); Naiara Biscácio (estagiária de Psicologia) e Mariana Madureira Abtibol (assistente em administração), além de Silvana Siqueira (ex-estagiária de Serviço Social).

Naiara Andrade Biscácio: é aluna do 9º período de Psicologia do Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ); estagiária do IFF; estagiária do Hospital São José do Avaí; estagiária da Clínica São José. Também estagiou na empresa Poltex Polido têxtil S.A e na Escola Municipal José Paulo de Mattos Ligiero. Atou em trabalho voluntário em projeto de reforço e apoio escolar e familiar na Igreja Batista Parque dos Ipês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário