A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Convênio estabelece início das obras de tratamento de esgoto em Itaperuna

Divulgação

Em reunião com o presidente da Cedae Wagner Victer, o prefeito de Itaperuna/RJ, Fernando Fernandes – Paulada – assinou convênio que estabelece o início imediato das obras de tratamento de esgoto sanitário no município itaperunense. O investimento total é de R$ 83 milhões, incluindo ampliação e melhoria no sistema de abastecimento de água. O encontro aconteceu na terça-feira (07/02), no Rio de Janeiro.

Estima-se que com a conclusão da obra, o município passe a ter 80% de esgoto tratado. De acordo com Wagner Victer, este é o maior investimento realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em uma cidade do Noroeste Fluminense. Já o prefeito Fernando Paulada disse que Itaperuna é uma cidade privilegiada por receber investimentos dessa ordem. Após a assinatura do convênio, Paulada ligou para Sérgio Cabral, governador do Estado do Rio, e para o vice-governador Luiz Fernando Pezão, a fim de agradecê-los por tão importante projeto.

Implantação do Sistema de Esgotamento

A cidade de Itaperuna não dispõe de sistema de esgotamento sanitário convencional. Algumas residências possuem fossa absorvente ou fossa séptica, porém a maioria lança o esgoto diretamente na rede de drenagem de águas pluviais. Além disso, algumas casas que ficam próximas aos talvegues lançam esgotos diretamente nos mesmos.

A implantação de um sistema de esgotamento sanitário do tipo separador absoluto, com tratamento adequado dos esgotos, de acordo com a legislação ambiental vigente, reduzirá a quantidade de resíduos que hora estão sendo lançados nos córregos e riachos que cortam a cidade e deságuam no Rio Muriaé de forma a diminuir os efeitos nocivos ao manancial e à saúde pública.

Pesquisou-se entre as tecnologias disponíveis no Brasil, aquela que dá ênfase ao tratamento biológico dos esgotos baseado em processos naturais, a fim de tirar partido das potencialidades climáticas da região e fazendo uso de sua capacidade de assimilar os componentes orgânicos e minerais resultantes do processo.

Para a cidade de Itaperuna, a estação de tratamento de esgoto sanitário foi concebida e dimensionada para realizar o tratamento em nível secundário, através da associação em série dos processos biológicos UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) e filtros biológicos aerados submersos nitrificantes (FBASN), de forma que cada processo complemente o outro nas suas desvantagens, o polimento do efluente é realizado em um Decantador Secundário, produzindo um sistema completo e auto-suficiente para o que se propõe.

Todo o esgoto coletado e transportado pelas redes coletoras será encaminhado ao interceptor composto de três trechos, o primeiro na Av. Presidente Dutra, o segundo na Av. Senador Francisco Sá Tinoco a e o terceiro nas ruas Lincom Barbosa de Castro e Maria Clara Barroso que leva até a EE IN3.

Decom - Itaperuna, com assessoria da Cedae

Nenhum comentário:

Postar um comentário