A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa: para um mundo mais justo

Reprodução da Internet
Agora sim, passado o período de férias, inicia-se de fato o ano. Ano este, que será de muitas mudanças.  Existe até quem diga, que há possibilidade de o mundo acabar! No entanto, a verdade é que em mais um momento histórico, a humanidade passa por um processo de readaptação de conceitos. Estes, norteados pelos princípios da moralidade, legalidade, ética e o bem comum.

Isso se faz notar, quando observamos as inúmeras manifestações populares que acontecem no mundo. No Brasil, por exemplo, tivemos uma grande mobilização da sociedade, no sentido de criar mais um mecanismo legal, para moralizar o processo mais importante de uma sociedade. O processo eleitoral.

De iniciativa popular, foi aprovada a Lei da Ficha Limpa. Lei esta, que impossibilita políticos com condenações por crimes eleitorais (como compra de votos), que participem do maior processo de mudança de uma sociedade.

É importante ratificar que neste ano teremos eleições no âmbito municipal.

Aí, faz-se pertinente algumas reflexões. Qual é a sociedade que queremos viver? Será que as pessoas, que delegamos poderes através do nosso voto, estão comprometidas com a sociedade na qual queremos? Qual é a importância disso para nós?

São perguntas simples, mas que fazem sentido, pois a partir destas perguntas, definiremos o futuro de nossos filhos, netos e da sociedade em geral. É momento de mudança sim, e precisamos sair da nossa zona de conforto. Só depende de mim, de você e do nosso comprometimento com um mundo melhor e mais justo.

Anderson Luiz de Souza: é formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública, atualmente ocupa o cargo de diretor Geral de Administração da Secretaria de Educação de Itaperuna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário