A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Superporto de Açu entra em operação em 2012

Já no próximo ano entra em funcionamento o Superporto de Açu, projeto da LLX, ligada ao Grupo EBX, de Eike Batista, para um dos maiores portos do país. O porto tem uma área total de 9 mil ha, com profundidade inicial de 21 m e capacidade para receber navios de grande porte, como Capesize e Chinamax. Entre área onshore e offshore, o Superporto do Açu contará com até 30 berços para atracação de navios. A obra está sendo realizada pelas construtoras ARG e Civilport.

A construção está em curso na cidade de Campos e São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro, desde outubro de 2007, com investimento de aproximadamente R$ 4,3 bilhões, sendo R$ 1,9 bilhão provenientes LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões vindos da LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, escória, ferro gusa e carga geral).

Um dos destaques da obra foi a ponte de 2,9 km de extensão, executada com um sistema de cravação de estacas, montagem de vigas e emendas concretadas, utilizando um cantitraveller. O equipamento, apoiado sobre as estacas já cravadas por ele, avança sobre a estrutura em construção para executar o cravamento das estacas seguintes.

O equipamento utilizado foi construído no Estado do Rio Grande do Sul, especialmente para esta obra, que demandava um equipamento maior do que os existentes no mercado. Nesse caso, o cantitraveller possui largura de cerca de 27 m e pesa aproximadamente 1.100 t. A construção da ponte foi concluída em março do ano passado. Todo o material, como vigas, estacas e o concreto, foram produzidos dentro do canteiro de obras.


A ponte facilitará o transporte dos produtos descarregados dos navios atracados diretamente para o complexo industrial anexo, composto por duas siderúrgicas, duas cimenteiras, estaleiro, duas termoelétricas, uma unidade para Tratamento de Petróleo, indústria automotiva, indústria metal-mecânica, terminal de minério de ferro, área para supply boat e área para armazenamentos dos produtos que serão movimentados, como granito, escória e ferro gusa.

Já o acesso entre o porto e a cidade de Campos será feito por meio de um corredor logístico que terá 400 m de largura, 43 km de comprimento e contará com quatro faixas rodoviárias, duas linhas ferroviárias e três linhas de transmissão de energia. (Fonte: PINI Web - Mauricio Lima)

Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

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