A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

terça-feira, 13 de março de 2012

Balanço geral sobre a I Semana da Saúde nas Escolas

Com o tema “Prevenção na Obesidade Infantil”, a I Semana da Saúde nas Escolas aconteceu de 05 a 09 de março, no município de Itaperuna, interior do Estado do Rio de Janeiro.

Para a consolidação do evento a estrutura contou com as parceiras dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, dentre técnicos, enfermeiros, nutricionistas, ACS e profissionais das Unidades de Estratégias da Família e do NASF do município, além de diretores, professores, merendeiras e demais colabores das unidades escolares.

Divulgação
Os acadêmicos do curso de Medicina e Enfermagem da Unig - Campus V deram apoio técnico, supervisionados pelos profissionais das ESF, que em conjunto, fizeram um trabalho voltado à avaliação nutricional e antropométrica, como aferição de pressão, pesagem, medidas antropométrica, cálculo de IMC, palestras, orientação para uma alimentação saudável, conhecimento de alimentos regionais, incentivo ao consumo de vegetais e hortaliças entre outras ações.

Durante a semana, em todas as escolas contempladas pela ação, os secretários Selismar Cucco (Saúde) e José Luiz Ribeiro ‘Borracha’ (Educação), representaram o prefeito Fernando da Silva Fernandes, o Paulada, que não compareceu ao evento, devido ao falecimento de seu pai. Em sua explanação, o secretário de Saúde Selismar Cucco agradeceu aos profissionais pelo empenho dirigido ao bom funcionamento da ação, e estendeu os agradecimentos aos professores, acadêmicos e principalmente à população presente, pelo apoio ao chamamento e pela integração de todos na campanha.

Selismar falou ainda, que a Semana da Mobilização da Saúde na Escola, faz parte do plano de ações e metas do PSE – Programa Saúde na Escola – criado pelos ministérios da Saúde e da Educação do Brasil, e pactuado pela prefeitura de Itaperuna, que busca a consolidação das políticas da Saúde e da Educação nos municípios brasileiros.

Adesão de mais de 1.900 municípios

Selismar também informou que, segundo o Ministério da Saúde, houve a adesão de mais de 1.900 municípios, contabilizando um total de 78% de municípios que assinaram o Termo de Compromisso do PSE. Isso apresenta uma estatística de mais de 22 mil escolas entre os mais de 5.000 municípios brasileiros. “E nos fazemos parte desta lista, pois estamos inseridos no projeto PSE, que é de âmbito Federal”, lembra. Segundo o secretário, este incentivo será de grande valia para as crianças, adolescentes e jovens de Itaperuna, pois viabilizará as competências das Estratégias de Saúde da Família, com seus profissionais, na busca das patologias que afetam nossa população, principalmente as que mais afligem esses escolares.

Nas avaliações nutricionais e antropométricas, não se faz só um esboço do estado de magreza e excesso de peso dos alunos, faz-se um abalançamento clinico de todos os fatores, com o objetivo de detectar possíveis patologias e solucioná-las, antes que resultem em doenças mais freqüentes.  O intuito é de minimizar as vulnerabilidades patológicas que comprometem a eles, principalmente no momento tão importante para os alunos, que é o da educação básica, o inicio da alfabetização, onde os alunos necessitam de melhores cuidados, para seu pleno desenvolvimento social, físico, mental, familiar entre outros fatores.

O secretário Selismar Cucco disse que a Secretaria de Saúde estará de frente no PSE, orientando, capacitando e treinando seus profissionais, usando todos os recursos necessários para garantir a agenda de Educação e Saúde na área de atuação e assim, cobrir com mais eficácia as praticas da assistência, do acolhimento, do cuidado aos munícipes, sempre explorando o exercício da Educação Continuada e Permanente em Saúde, visando à promoção da qualidade de vida e a prevenção às doenças, fortalecendo ainda mais as políticas de Saúde e Educação.

PSE voltado à Rede Pública de Ensino

Já o secretario de Educação José Luiz ‘Borracha’ foi contundente ao ilustrar a sua preocupação com o bem estar dos escolares. O foco do Programa Saúde na Escola (PSE) está voltado à Rede Pública de Ensino. A Secretaria de Educação fez sua adesão contemplando um universo de 15.600 alunos, que serão atendidos em um ano, assistidos por fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, dentistas, oftalmologistas, endocrinologistas, nutricionistas e todas as especialidades médicas que os alunos precisarem. 

A Secretaria de Educação tem um desígnio pontuado que é o da articulação das ações de Educação e Saúde, uniforme nas unidades escolares, desempenhando junto aos profissionais da Educação, o papel de apoiadores, facilitando a entrada das Estratégias de Saúde da Família para que sejam executado com presteza, ações de Saúde, necessárias ao bem estar dos alunos. “Estamos construindo um molde didático e pedagógico para interagir junto à Saúde, treinando e capacitando nossos professores e colaboradores com conhecimentos básicos de Saúde” diz Borracha.

Para o secretário de Educação, a semana marcou um novo momento na Prefeitura de Itaperuna. A parceria entre as secretarias vem fortalecendo o enfrentamento das condições de Saúde da população, melhorando a qualidade de vida dos Itaperunenses na escola. “O empenho dos diversos profissionais que trabalharam durante a semana, mostrou que a coletividade é o ponto de partida para que as dificuldades sejam superadas e que com cidadania, fé e força de vontade, conseguimos realizar as mais difíceis tarefas. Obrigado e parabéns a todos que se comprometeram para que essa ação tivesse êxito”, finaliza Borracha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário