A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Chapa 1 vence a eleição do Coren com folga

O calor e sol quente do dia 18 de janeiro não desanimaram os profissionais de Enfermagem que participaram da primeira eleição para o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) desde a intervenção realizada pelo Ministério Público Federal com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em maio de 2008. É também a primeira eleição legítima em 20 anos.  Com um colégio eleitoral comparável a vários municípios do Estado, com 160 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares aptos a votar, o Conselho precisou mobilizar estrutura que envolveu 3 mil pessoas para realizar o pleito.

No final, mesmo com alguns problemas normais numa eleição com essa magnitude, tudo correu bem. O resultado final da apuração dos votos apontou a vitória da Chapa 1 ‘Ética Participação e Luta’, que tem vários membros do Plenário Interventor, com 9.152 votos dos enfermeiros e 17.071 votos dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Apenas após a homologação do processo eleitoral pelo Cofen o resultado será oficial.

A apuração começou ainda na quarta-feira, no subsolo da Capela da Uerj, em Vila Isabel, logo após o final da votação que aconteceu em 177 escolas das redes pública do município do Rio e da rede estadual em 43 municípios. E terminou na madrugada do feriado de São Sebastião, 20 de janeiro. Duas chapas concorriam ao voto dos enfermeiros (quadro I) enquanto três disputavam o dos técnicos e auxiliares de enfermagem (quadros II e III).

Um telão e um amplificador de som instalados na frente da Capela permitia que qualquer pessoa interessada acompanhasse a contagem dos votos. A apuração das 447 urnas aconteceu manualmente. A coordenação de todo o processo eleitoral foi feita pela Comissão Eleitoral.

RESULTADO FINAL DA APURAÇÃO

Quadro I
(Enfermeiros)
Votos válidos – 13.390
Chapa 1 – 9.152
Chapa 2 – 4.238

Quadros II e III
(Técnicos e Auxiliares de Enfermagem)
Votos válidos – 36.435
Chapa 1 – 17.071
Chapa 2 – 11.179
Chapa 3 – 8.185

Itaperuna: Chapa 1 conquista a grande maioria dos votos

Em Itaperuna, Noroeste Fluminense, os profissionais de Enfermagem votaram em peso na Chapa 1. Dos 455 votos válidos, 450 foram a favor da Chapa 1. O município que tem uma representante na chapa vencedora, a enfermeira Itaeci Brum Ruas, demonstrou força e organização durante o período de campanha.

Professor José Luiz Ribeiro, o Borracha
Personalidades do município itaperunense aderiram às ideias da Chapa 1 e intensificaram o seu apoio nos dias que antecederam a eleição. Dentre elas, o professor José Luiz Ribeiro, o Borracha, conhecido pela militância em favor do Negro e, atualmente ocupando o cargo de secretário Municipal de Educação, confirmou a fama de ser ‘pé quente’.

“Como havia dito anteriormente, a Educação e a Saúde são segmentos que definem o presente e o futuro das pessoas. A vitória da Chapa 1 é na verdade a vitória da democracia. Tenho certeza que nossos companheiros da Saúde estão determinados em conquistar o melhor para a categoria”, finaliza Borracha.

Da redação com site do Coren-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário