A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reinauguração de escola em Itaperuna

Após reforma e ampliação, E. M. Vereador Elzo Galvão da França é reinaugurada

A Escola Municipal Elzo Galvão da França, no Horto Florestal, foi reinaugurada nesta quinta-feira (15/12) em grande estilo, com as presenças de Fernando da Silva Fernandes (Paulada), prefeito de Itaperuna/RJ e José Luiz Ribeiro (Borracha), secretário Municipal de Educação. A unidade passou por ampla reforma, que compreendeu toda a sua estrutura que estava há anos esperando por manutenção. O educandário também teve o seu espaço ampliado, ganhando novas salas de aula, sala de informática, novos banheiros, salas amplas para professores, secretaria e diretoria, pátio com maior espaço, refeitório e rampas de acesso para portadores de necessidades especiais. Foram mais de 800 m² de obra para melhor adequação e conforto de alunos e professores.

Fotos: Marcos Vinícius
O prefeito Fernando Paulada definiu o momento da reinauguração como muito especial e destacou o alto padrão da unidade escolar, ressaltando que agora, a escola conta com novas estruturas se tornando um espaço novo e moderno para o aprendizado dos que ali estudam, bem como, útil para toda aquela a comunidade do Horto Florestal e toda parte alta do Centro de Itaperuna. “Às vezes, existem pessoas que têm o anseio de tirar a esperança daqueles que são menos favorecidos e eu sei que tem muita gente que coloca pedras nos caminhos dos outros para tropeçar e não avançar. Neste governo a preocupação é de proporcionar mais qualidade na Educação e assim estamos avançando a cada dia”, diz.

Um muro de arrimo foi levantado, pois o que existia no local desabou em 2005 e desde aquele ano ficou sem ser reerguido, sendo prioridade nesta reforma para a segurança de todos. A professora Luciene Maria Braga Leite de Alencar, diretora adjunta, foi a porta-voz dos demais funcionários e agradeceu à Prefeitura de Itaperuna pela iniciativa, pois há muito esperavam tal empreendimento. “Nós estamos vivendo um momento muito importante, pois ao longo de muitos anos esperamos esta ampliação e, agora, se concretizou. Esta é uma conquista de toda comunidade escolar que sempre sonhou com uma escola reformada”, relata a professora.

Ao centro, prefeito Paulada e
secretário José Luiz 'Borracha'
Já o secretário José Luiz ‘Borracha’ apresentou sucinto resumo sobre o trabalho da Secretaria de Educação, principalmente no que tange a ampliação, reforma e construção de escolas. Além da escola Elzo Galvão, também foram beneficiadas em 2011 as escolas municipais Lincoln Barbosa de Castro, Dr. Auto de Oliveira Pinto e Sítio São Benedito. “Além disso, temos buscado valorizar os nossos professores, pessoal de apoio e todos que estão empenhados em proporcionar melhorias no sistema educacional”, completa.

A ampliação da unidade escolar, que atende a 300 alunos do Ensino Infantil, Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também buscou inserir a comunidade da parte alta do Centro, no mundo virtual. A escola ganhou um espaço específico para a informática que atenderá aos alunos e também aos moradores. São 18 computadores que poderão ser usados em trabalhos escolares e interação no processo pedagógico.

Na solenidade de reinauguração da unidade escolar compareram diversas autoridades municipais, dentre elas o vereador Alailton Pontes de Souza (Lalá); além dos secretarios Selismar Ferreira Cucco (Saúde); Edson Branco (Governo); Elias Meiber Machado (Administração); Edmar Nunes da Silva (Fazenda); Jefferson Leite (Turismo); Flávio Lemos (Meio Ambiente); além da presença maciça da comunidade e convidados.

Um pouco da história da E. M. Elzo Galvão da França

A Escola Municipal Vereador Elzo Galvão da França está localizada na Rua Orlando Raelli s/nº, Bairro Horto Florestal, em Itaperuna/RJ, mantida pela Prefeitura Municipal e administrada pela Secretaria Municipal de Educação. A Unidade Escolar, já funcionava desde o ano de 1972, atendendo uma demanda de crianças nas séries iniciais. Nessa época a escola recebia o nome de Nações Unidas e funcionava numa casa.

Laboratório de Informática
No ano de 1985, foi cedido um terreno para a construção da escola, que contava apenas com duas salas de aula, uma cozinha e dois banheiros. Em 1987 sua denominação passou para Escola Municipal Vereador Elzo Galvão da França em homenagem ao vereador da época e que era residente naquela comunidade. Com o passar dos anos as exigências aumentaram e a escola ampliou suas dependências e no ano de 1988, começou a atender também a Educação Infantil e posteriormente o Ensino Fundamental.

Agora a unidade escolar também recebe alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Neste ano de 2011 recebeu a tão esperada reforma e ampliação, que por vários anos foi aguardada por toda a comunidade e, agora, tornou-se realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário