06/12/11 Aconteceu no auditório do Colégio Estadual 10 de Maio, o encerramento da Escola Ativa, curso de formação continuada realizado pela equipe técnico pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, em parceria com o MEC, para professores que lecionam nas escolas de zona rural do município.
07/12/11 Encerramento dos cursos de Pró Letramento de Linguagem e do Pró Letramento de Matemática que aconteceu no auditório do C. E. 10 de maio. O Pró-Letramento é um curso de formação em parceria com o MEC e a UFRJ, tendo como objetivo, oferecer suporte a ação pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a elevar a qualidade de ensino, visando à construção de conhecimentos, a fim de estabelecer novas compreensões e reflexões, à medida que estiverem inseridos numa rede de formação.
O curso tem 120 horas de duração e atende a 41 escolas municipais, beneficiando com isso 2.600 alunos da zona urbana e 563 da zona rural, alunos estes matriculados no 1º ciclo, do 1º e 3º ano de escolaridade. No mês de fevereiro de 2012 terá início a formação de mais uma turma com aproximadamente 50 professores.
07/12/11 Aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reunião com o professor Gerson Tavares, coordenador das regiões Norte e Noroeste da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA (Educação de Jovens e Adultos); os secretários de Educação dos municípios de Itaperuna (José Luiz Ribeiro), Varre-Sai (Letícia Ramos de Oliveira) e Bom Jesus do Itabapoana (Sílvia Elena Almeida da Costa Linhares).
O objetivo deste encontro foi apresentar e discutir a Agenda Territorial da EJA na especificidade destes municípios. Na oportunidade, cada secretário fez as suas colocações, falando sobre a realidade de cada cidade. O professor Gerson Tavares visitou as escolas municipais de Itaperuna que possuem a modalidade da EJA, em companhia da coordenadora da EJA, professora Solange Bussade.
Divulgação |
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação, por meio de um processo de diálogo com diferentes parceiros, vem construindo uma política pública de Educação de Jovens e Adultos. Nesse contexto, verificou-se a necessidade da difusão de práticas de integração de ações entre o Programa Brasil Alfabetizado e a Educação de Jovens e Adultos.
Em razão disso, originou-se a ideia da construção de uma Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e educação de jovens e Adultos. A fundamentação legal é a Resolução nº 65, de 13 de dezembro de 2007. Em junho de 2008, a SECADI e o CONSED celebraram pacto de compromisso para o desenvolvimento de ações visando à implementação das Agendas.
O que é Agenda Territorial – É um instrumento que consolida as estratégias para articulação territorial das ações de alfabetização e EJA, valendo-se de análise diagnóstica, definição de objetivos e metas que subsidiem a implementação e gestão destas ações.
OBJETIVOS
• Promover a articulação entre as demandas sociais e ofertas de políticas públicas de EJA;
• Estimular a integração das políticas de educação formal, no âmbito da EJA;
• Apoiar processos educativos que favoreçam a produção do conhecimento, sistematização, socialização das experiências, a partir da realidade local e do respeito à diversidade cultural, de gênero, geração, etnia e de ecossistemas;
• Apoiar experiências inovadoras de EJA no âmbito do mundo do trabalho, em especial da economia solidária e sustentável.
08/12/11 A Coordenação Municipal dos Programas ‘Mais Educação’ e do ‘Saúde na Escola’ promoveu grande evento neste dia, onde recebeu representantes de 44 municípios do Estado do Rio de Janeiro e a equipe do MEC, para o Encontro Técnico dos Programas ‘Mais Educação’ e ‘Saúde na Escola’. O encontro foi realizado no salão de eventos do Instituto Federal Fluminense (IFF – Itaperuna).
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