A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

3ª Audiência Pública de Avaliação do PME em Itaperuna

Divulgação
A 3ª Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Itaperuna, na última quinta-feira (26/04). Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário Municipal de Educação Anderson Luiz de Souza. Também estiveram presentes na audiência, membros do Conselho Municipal de Educação (CME), representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), professores, representantes de diversos segmentos da sociedade e de instituições locais.

O secretário Anderson destacou importantes conquistas para a Educação do município em 2011, dentre elas, a valorização profissional e melhorias estruturais nas unidades escolares. “Conseguimos avançar no que diz respeito ao aumento da produtividade, apesar de entendermos que ainda não seja suficiente. No entanto, o primeiro passo foi dado e estamos dispostos a sempre buscar melhorias. Também destacamos reformas em algumas das nossas unidades e o início da construção de mais uma unidade escolar”, ressalta.

Dentre inúmeras realizações em 2011, destacou-se a construção e/ou adequação de salas para atendimento especializado de alunos da rede municipal; processo seletivo para contratação de professores; projeto 'Educa Mais', oferecendo cursos de Português, Inglês, Espanhol e Informática; roda de leitura; participação de alunos em olimpíadas de Matemática, Astronáutica e Química; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; dentre outras realizações.
Divulgação

Já em relação aos projetos, todos eles foram apresentados durante a audiência. Como por exemplo, o Programa Saúde na Escola, que visa à integração permanente da educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. Programa Mais Educação, que prima pelo desenvolvimento de atividades que contribuem com a formação cidadã, ensinando educação ambiental, esporte e lazer, cultura e artes, direitos humanos em educação, educação econômica, comunicação e uso de mídias, e muito mais. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Além dos demais projetos.

Ainda foi detectada a necessidade de reformas e ampliação de outras unidades escolares. No que se refere à alimentação, houve um pequeno avanço em relação ao ano anterior, mas é preciso enriquecer o cardápio com variedades de frutas, legumes e verduras. Também foi abordada a situação da Educação de Jovens e Adultos, onde houve um pequeno avanço em relação a 2011, mas que precisa evoluir. No quesito acessibilidade o município está avançando, precisando pensar no aparelhamento das escolas, de forma que a acessibilidade seja compreendida no seu todo e não apenas no que se refere à estrutura física.

Aproximadamente 150 pessoas participaram da 3ª Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME).

Decom - Itaperuna

Um comentário: