A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

II Seminário de Cultura Afro em Itaperuna

Reprodução da Internet

A Secretaria Municipal de Educação realizará no dia 22 de novembro, no Itaperuna Tênis Clube, das 8h às 17h, o II Seminário Municipal da Cultura Afro-brasileira “Educação na Diversidade”.

A História do Brasil deixou clara que os colonizadores europeus fizeram com que sua cultura dominasse, aniquilando as outras manifestações culturais, entretanto, os disseminadores da cultura brasileira não foram apenas os portugueses, mas também a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, todos os demais imigrantes deixaram influências, (umas mais profundas outras não), configurando, assim, um país complexo, multifacetado, um país miscigenado, de imensas desigualdades socioeconômicas que fazem parte de nossa formação histórica.

A expressão diversidade refere-se à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Recentemente, um problema de discriminação que ocupa destaque na mídia é a racial, a qual vem sendo objeto de debates e legislações a respeito.

A Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo dos Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888. O Seminário vai receber a professora Neusa Rodrigues que vai abordar o tema: Contribuição da Literatura na implementação da Lei nº 10.639/2003 nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Em face do objetivo do II Seminário Municipal de Itaperuna “Educar na Diversidade”, será apresentada uma pequena parcela do que as escolas municipais realizam em termos de ação cultural e será demonstrada a utilização de diferentes linguagens: verbal, musical e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir de produções culturais.

A Secretaria de Educação de Itaperuna tem buscado, através do apoio do prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, realizar um trabalho que promova a formação integral dos alunos das escolas municipais para que, no futuro, eles se tornem cidadãos mais conscientes e tolerantes com as diferenças religiosas, socias e raciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário