A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

sábado, 16 de julho de 2011

Somando forças contra o Bullying

'Borracha' e Nel somando forças contra o Bullying

Em Itaperuna/RJ, as autoridades locais tem se mobilizado na luta contra o Bullying. Recentemente, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Emanuel Medeiros da Silva (Nel), que cria o Departamento Anti Bullying/Cyberbulling no município.

Com o intuito de somar forças no combate ao Bullying, o vereador Nel se reuniu com o secretário Municipal de Educação José Luiz “Borracha”, para elaborar metas e ver a possibilidade de iniciar alguns trabalhos, já neste ano. O departamento será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que fica responsável pela criação de uma equipe de trabalho multidisciplinar, além de coordenar as ações educacionais, preventivas e informativas sobre o Bullying e o Cyberbulling entre alunos, professores e responsáveis.

Segundo o secretário de Educação, algumas questões já estão sendo observadas. “A gente tem uma equipe multidisciplinar que cuida dessas questões, inclusive algumas parcerias que serão muito importante, como o Conselho Tutelar, Ministério Público e o PROERD [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência]”, diz. “Borracha” aposta nessas parcerias e em outras (que estão sendo analisadas), para iniciar uma série de palestras nas escolas e comunidades.

Como a lei só foi aprovada agora e não há tempo suficiente para que solicite recursos orçamentários para este ano, o vereador Nel está contando com o apoio imediato da Secretaria de Educação. “Nós sabemos que é difícil trabalhar sem recursos. Por enquanto, vamos trabalhar dentro das nossas possibilidades. Já demos o primeiro passo com a criação da lei e contamos com a sensibilidade do secretário, que conhece muito bem a área de Educação, para nos ajudar com o departamento”.

Dentre os objetivos e funções do departamento é possível destacar a capacitação da equipe de trabalho, bem como o incentivo à criação de núcleos referente ao assunto dentro de cada unidade escolar; prevenção e combate à prática nas escolas e no entorno; debates sobre as questões éticas e legais envolvidas; orientação de pais e responsáveis sobre como proceder diante desta prática; promoção de campanhas, realização de palestras educacionais e de conscientização.

Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

Um comentário:

  1. Muito importante a iniciativa da aprovação de projeto de lei Anti Bullying de autoria do vereador Nel, bem como somar forças com a Secretaria de Educação que tem José Luiz "Borracha" como secretário e professores buscando meios de combate a essa ação de bullying, que tantos danos causam aos indivíduos.
    Essa parceria com certeza trará metas efetivas de combate ao bullying, o que minimizará os prejuízos psicológicos causados a quem é vítima do mesmo.

    Elizabeth

    ResponderExcluir