A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mais um passo rumo à UENF

Prefeito Paulada recebe reitor da UENF e líderes da região

“Somar forças”. Essa foi a tônica da reunião realizada em Itaperuna/RJ, no dia 29 de julho, no auditório da Fundação São José, onde o prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, recebeu o Dr. Sylvério Paiva Freitas, reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); o Dr. Edson Corrêa, vice-reitor; o professor Gustavo Xavier, prefeito da UENF; além de outros membros da universidade.
Secretário Borracha e prefeito Paulada
Também participaram da reunião Oswaldo Botelho, prefeito de Cambuci; Alcione Corrêa de Araújo, prefeito de Itaocara; representantes dos municípios de Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Varre-Sai e Cambuci; demais secretários e autoridades da região Norte – Noroeste Fuminense.
No decorrer da reunião foi entregue um documento aos prefeitos e a cada representante municipal, contendo planejamento, sugestões e ideias sobre a expansão territorial da UENF. O documento ainda não foi finalizado, está em aberto, no sentido de ampliar a discussão para que a universidade possa realmente ser implantada na região. Posteriormente, toda a documentação será encaminhada ao governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Paulada ressaltou a Educação, como fator preponderante para diminuir as desigualdades sociais
O reitor Sylvério Freitas parabenizou a iniciativa dos líderes políticos, que estão buscando se organizar em território. “Hoje, existe uma unanimidade para que o progresso sustentável possa acontecer. Os países que se desenvolveram, investiram em Educação. O Noroeste demonstra que está no caminho certo, somando forças”. O reitor ainda citou a cidade de Campos dos Goytacazes, onde a sociedade ajudou no fortalecimento das negociações para que a universidade fosse instalada naquele município.
Para o prefeito Paulada, a instalação da universidade na região é de suma importância para diminuir as desigualdades sociais. “Precisamos nos aproximar, juntar forças com todos os prefeitos. É interesse nosso, que a universidade venha para a região. Juntos, temos condições de trazer bons projetos, não só para Itaperuna, mas para a região Noroeste Fluminense”. Já o prefeito Alcione destacou a ausência de alguns prefeitos. “Precisamos fortalecer a integração entre os municípios do Noroeste. Não podemos demorar a montar esse documento, pois o tempo está passando”, alerta o prefeito de Itaocara.

José Luiz Ribeiro “Borracha”, secretário Municipal de Itaperuna, revelou que está sendo proposto para Itaperuna o curso de Engenharia de Produção de Alimentos. “Estamos na fase de planejamento, levantando proposta com os parceiros dos outros municípios, para apresentarmos o resultado ao governador. Ainda há questões a serem pautadas, mas estamos no caminho certo”, finaliza.
Itaperuna poderá ter escritório da FENORTE
Em breve, Itaperuna poderá ter um escritório da Fundação Estadual do Norte Fluminense (FENORTE), segundo informações do próprio presidente da Instituição, Almy Júnior Cordeiro Carvalho. Ele também participou da reunião e destacou a importância de valorizar o desenvolvimento humano.
Dentre as inúmeras ações da FENORTE, destacam-se o apoio à pesquisa e a inovação tecnológica promovendo a aproximação dos centros de conhecimento do Estado com a iniciativa privada, bem como o estímulo à cultura do empreendedorismo, apoiando micro, pequenas e médias empresas, através da Gerência de Apoio aos Municípios (GAM).

Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário