A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

3ª Audiência Pública de Avaliação do PME em Itaperuna

Divulgação
A 3ª Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Itaperuna, na última quinta-feira (26/04). Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário Municipal de Educação Anderson Luiz de Souza. Também estiveram presentes na audiência, membros do Conselho Municipal de Educação (CME), representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), professores, representantes de diversos segmentos da sociedade e de instituições locais.

O secretário Anderson destacou importantes conquistas para a Educação do município em 2011, dentre elas, a valorização profissional e melhorias estruturais nas unidades escolares. “Conseguimos avançar no que diz respeito ao aumento da produtividade, apesar de entendermos que ainda não seja suficiente. No entanto, o primeiro passo foi dado e estamos dispostos a sempre buscar melhorias. Também destacamos reformas em algumas das nossas unidades e o início da construção de mais uma unidade escolar”, ressalta.

Dentre inúmeras realizações em 2011, destacou-se a construção e/ou adequação de salas para atendimento especializado de alunos da rede municipal; processo seletivo para contratação de professores; projeto 'Educa Mais', oferecendo cursos de Português, Inglês, Espanhol e Informática; roda de leitura; participação de alunos em olimpíadas de Matemática, Astronáutica e Química; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; dentre outras realizações.
Divulgação

Já em relação aos projetos, todos eles foram apresentados durante a audiência. Como por exemplo, o Programa Saúde na Escola, que visa à integração permanente da educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. Programa Mais Educação, que prima pelo desenvolvimento de atividades que contribuem com a formação cidadã, ensinando educação ambiental, esporte e lazer, cultura e artes, direitos humanos em educação, educação econômica, comunicação e uso de mídias, e muito mais. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Além dos demais projetos.

Ainda foi detectada a necessidade de reformas e ampliação de outras unidades escolares. No que se refere à alimentação, houve um pequeno avanço em relação ao ano anterior, mas é preciso enriquecer o cardápio com variedades de frutas, legumes e verduras. Também foi abordada a situação da Educação de Jovens e Adultos, onde houve um pequeno avanço em relação a 2011, mas que precisa evoluir. No quesito acessibilidade o município está avançando, precisando pensar no aparelhamento das escolas, de forma que a acessibilidade seja compreendida no seu todo e não apenas no que se refere à estrutura física.

Aproximadamente 150 pessoas participaram da 3ª Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME).

Decom - Itaperuna

quarta-feira, 25 de abril de 2012

3ª Audiência Pública de Avaliação do PME


A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, através do Conselho Municipal de Educação, convida a todos para a 3ª Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), que será realizada no dia 26 de abril de 2012, às 18h, no auditório da Câmara Municipal.

Em cumprimento às determinações contidas no Plano Municipal de Educação, até 30 de abril de cada ano, deverá ser realizada audiência pública para avaliar os resultados obtidos referente ao ano anterior.

A fim de verificar os resultados alcançados e identificar os pontos de estrangulamento referente ao ano de 2011, foi respondido pelas escolas municipais um questionário que será apresentado durante a reunião.

3ª Audiência Pública de Avaliação do PME

Data: 26 de abril de 2012

Local: auditório da Câmara Municipal de Itaperuna

Horário: 18h

terça-feira, 24 de abril de 2012

Eike Batista se prepara para receber Dilma Rousseff

Reprodução da Internet

Eike Batista terminou esta segunda-feira, 23, respirando aliviado. Aos 45 do segundo tempo, o Palácio da Alvorada confirmou a presença da presidente Dilma Rousseff nas obras do Porto do Açu. A visita, que acontece nesta quinta-feira, 26, dependia de uma possível viagem de Dilma a Portugal, que acabou não se confirmando.

Não é de hoje que o biliopower espera que o presidente da república visite o porto: em 2010, Lula havia prometido ir, mas não apareceu. Dilma garantiu que iria em março, mas teve que adiar o encontro.

Com a confirmação, Eike recrutou vários helicópteros para levar toda a diretoria da empresa OGX para o evento. O empresário também contratou um fotógrafo e uma equipe de vídeo para registrar a visita e deixou o bufê de seu restaurante, o chin~es Mr. Lam, com a tarefa de cuidar do menu do encontro.

Época (Bruno Astuto)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Projeto ‘Prefeitura Legal’ em Itaperuna

Foto: Álvaro Márcio

O projeto “Prefeitura Legal” é um pacote de programas oferecidos gratuitamente pelo Sistema FIRJAN às prefeituras. São cinco os itens integrantes do pacote: Regularização do Cauc/Siafi (regularização de contas públicas para recebimento de verbas voluntárias federais); EducaMais (cursos educativos diversos); eGov (criação e manutenção de sites das prefeituras); Cultivar (reflorestamento) e os cursos de Gestão Pública.

Em Itaperuna/RJ, através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o enfoque foi na área de Gestão Pública, através da promoção de cursos de qualificação profissional aos funcionários da prefeitura, dentre eles, “Excelência no Atendimento” e “Chefia e Liderança”, ambos ministrados no auditório da SEMED.  

Para Anderson Luiz de Souza, novo secretário Municipal de Educação, os cursos proporcionaram uma oportunidade ímpar no que se refere à qualificação, além de ter consolidado importante parceria com a FIRJAN.

“Já são perceptíveis algumas melhorias dentro de alguns setores, principalmente no que diz respeito à maneira de pensar de nossos colaboradores. Estamos buscando melhorar uma série de quesitos dentro da organização e, contamos com parceiros qualificados para nos ajudar a cumprir nossas metas. A FIRJAN tem excelentes profissionais e estamos em busca de outras parcerias”, diz o secretário.

Finalizando, o secretário Anderson falou a respeito da importância de trabalhar com Gestão Estratégica e disse que a SEMED, bem como os demais setores da Prefeitura de Itaperuna, estão buscando melhorias a cada dia.

Decom, com informações da FIRJAN

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pareceria entre SEMED e Ferrous promete gerar bons frutos

Divulgação

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), firmou parceria com Ferrous Resources do Brasil, que vai ministrar o “Curso de Formação de Professores”, para professores da rede municipal, nos dias 11 e 12 de abril.

Segundo Anderson Luiz de Souza, diretor Geral de Administração da Secretaria de Educação, a SEMED vem investindo em parcerias com a iniciativa privada. Ele afirma que tais parcerias contribuem com o desenvolvimento do município, “onde todos saem ganhando”, diz. O diretor participou da abertura do “Curso de Formação de Professores” e ratificou o compromisso da atual administração em buscar alternativas para o desenvolvimento econômico e social do município. De acordo com ele, essa parceria promete gerar bons frutos.

A Ferrous tem como princípio atuar como agente catalisador do desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserida, a partir da promoção de mudanças econômicas e socioambientais de ganho mútuo em todas as fases dos empreendimentos. A empresa busca construir uma agenda comum com o poder público, a comunidade e demais partes interessadas nos diversos territórios onde atua, de forma a promover alianças e relacionamentos duradouros e a tomada de decisão consciente e pactuada em relação aos diversos aspectos da localidade.

A relação entre Itaperuna e a Ferrous: com aproximadamente 400 quilômetros, o mineroduto que ligará a mina ‘Viga’, em Congonhas (MG), ao porto em Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, terá capacidade para transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano na primeira fase, podendo expandir para 50 milhões de toneladas de minério anuais na segunda fase.

Na primeira fase, o mineroduto passará por 22 municípios, sendo 17 em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro e dois no Espírito Santo. O município de Itaperuna é uma das cidades do Estado pelo qual passará o mineroduto, podendo se beneficiar economicamente com toda estrutura oferecida pela empresa, principalmente no que se refere à geração de emprego e renda.  


Decom, com informações da Ferrous

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Parceria possibilita qualificação profissional aos funcionários da prefeitura

Divulgação

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), firmou parceria com a Firjan a fim de promover cursos de qualificação profissional aos funcionários da prefeitura. Os cursos são de “Excelência no Atendimento” e “Chefia e Liderança”, que acontecem no mês de abril.
Hoje (09/04), iniciou-se o curso de “Excelência no Atendimento”, no auditório da SEMED. Já o curso de “Chefia e Liderança” está programado para acontecer no dia 13 de abril, no horário de 9h às 17h, no mesmo local.

De acordo com Anderson Luiz de Souza, diretor Geral de Administração da Secretaria de Educação, a parceria é de fundamental importância para o município.

“O curso de ‘Excelência no Atendimento’ vai proporcionar algumas melhorias, principalmente no que diz respeito ao atendimento aos nossos contribuintes. Temos que buscar a excelência no atendimento e acreditamos que o primeiro passo foi dado. Já o curso de ‘Chefia e Liderança’ pretende apresentar conceitos e técnicas atualizadas sobre o tema, dentre outras questões. É de fundamental importância que a administração pública busque constantes atualizações”, reforça Anderson.