A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Itaperuna recebe 19 veículos do Estado do Rio

O município de Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, recebeu a doação de 19 veículos do Governo do Estado, sendo 14 Gols e cinco Blazers. A cerimônia de entrega aconteceu na quinta-feira (26/01), quando o prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, compareceu à solenidade de entrega e recebeu do vice-governador Luiz Fernando Pezão, a documentação e as chaves dos veículos.

Ao todo, foram entregues 68 viaturas para os municípios de Itaperuna, Italva, Laje do Muriaé e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, e Sapucaia, na Região Serrana, cidades atingidas pelas chuvas do início deste ano. Os veículos seminovos pertenciam à Polícia Militar, que teve a sua frota recentemente renovada. Os veículos fazem parte do segundo lote do Governo Estadual, que conta com 292 carros e irá contemplar outras cidades.

Foto: Álvaro Márcio
Segundo o prefeito de Itaperuna, Fernando Paulada, as 19 viaturas serão imediatamente utilizadas. A ideia é que os veículos sejam destinados à preparação de medidas estratégicas em situações de risco e na diminuição do tempo-resposta da Defesa Civil. “As viaturas serão muito importantes. Os veículos vão dar uma sustentação ao nosso governo. A atual frota estava danificada, mais de 70% dos carros estavam com problemas. Agora, estamos bem equipados”, diz Paulada.

Doação de 1.478 viaturas

Nas próximas semanas, viaturas serão entregues às cidades de Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Itaocara, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santa Maria Madalena, São José de Ubá e Varre-Sai.

No início deste mês, 262 viaturas que pertenciam ao primeiro lote foram entregues às cidades de Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Rio Preto, Três Rios, Angra dos Reis, Bom Jardim, Sumidouro, Araruama, Niterói e Magé. Até março, todos os municípios do Rio de Janeiro, exceto a capital, serão beneficiados. No total, serão entregues 1.478 carros equipados com giroscópio e sirene, caracterizados com adesivos.

Decom – Itaperuna, com informações da Ascom do Estado do RJ 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Funcionários do BB doam mais de 150 colchonetes para Itaperuna

Os municípios que sofreram com as enchentes no início do ano, ainda se recuperam da tragédia. Alimentos, água potável, roupas e outros itens continuam sendo enviados para as cidades. Em Itaperuna, Noroeste do Rio de Janeiro, as doações estão sendo encaminhadas para o galpão da Defesa Civil.

Foto: divulgação
Na quarta-feira (25/01), o município recebeu mais uma doação. Funcionários do Banco do Brasil (BB) se sensibilizaram com a situação de alguns itaperunenses, que perderam seus pertences com as cheias, e se mobilizaram a fim de doar colchonetes. De acordo com Leonardo Godoy, gerente de Governo do BB, o apoio da Itapecol também foi muito importante.

“Soubemos que a maior dificuldade que a prefeitura estava tendo era em relação a doação de colchonetes. Fizemos uma mobilização entre os funcionários da agência de Itaperuna do Banco do Brasil, e, com clientes mais próximos, pedimos doações. Hoje, nós estamos entregando 158 colchonetes para que as pessoas possam ter o sofrimento amenizado nesse tempo", diz o gerente de Governo do BB.

Para o prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, todo esforço em favor daqueles que sofreram com as enchentes, merece ser louvado. “Quero agradecer aos funcionários do Banco do Brasil pela doação e a Itapecol, que se uniu aos funcionários nessa campanha. Também é importante destacar o apoio do Governo Estadual que tem nos ajudado bastante. A gente tem que agradecer de coração, por que aquela pessoa que estava sofrendo pela falta de colchonete, terá seu sofrimento amenizado. Essa equipe do Banco do Brasil é fora de série”, reforça o prefeito.  

Melhores informações sobre doações podem ser obtidas através do telefone da Defesa Civil, no município de Itaperuna: (22) 3824-6334.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Diretor do INEA se reúne com prefeitos em Itaperuna

Em Itaperuna/RJ, o diretor do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Iel Jordão, reuniu-se com prefeitos do Norte e Noroeste Fluminense, na segunda-feira (23/01), no auditório do Sebrae. Na oportunidade estavam presentes os prefeitos Fernando Fernandes, o Paulada (Itaperuna), Ivany Samel (Miracema), Gilson Nunes (Cardoso Moreira), José Eliézer (Laje do Muriaé), Alcione Araújo (Itaocara) e José Renato Padilha (Santo Antônio de Pádua), bem como representantes de outros municípios.

Iel Jordão e o prefeito Fernando Paulada
Um dos objetivos da reunião foi identificar as necessidades dos municípios para alocação imediata de máquinas e equipamentos, a fim de ajudar na recuperação das áreas atingidas pelas enchentes. Segundo Iel Jordão, através do programa “Limpa Rio”, será possível viabilizar o envio de caminhões e máquinas para a região. O “Limpa Rio” consiste na limpeza e desassoreamento de rios, canais e lagoas, que o Governo do Estado do Rio de Janeiro vem promovendo desde abril do ano passado.

O prefeito Fernando Paulada agradeceu o empenho do Governo Estadual e destacou a importância de as regiões Norte e Noroeste somarem forças, a fim de conseguirem mais recursos dos governos Estadual e Federal. Paulada ainda fez um sucinto resumo sobre os prejuízos causados pelas enchentes ocorridas no início deste ano e, garantiu, que o município vai se recuperar dessa tragédia.

A reunião foi uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aqüicultura, o INEA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaperuna e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul. Também participou do encontro Paulo Guerra, representando o ministro da Pesca e Aqüicultura, Luiz Sérgio; além dos secretários de Obras e Meio Ambiente dos municípios afetados pelas cheias.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Chapa 1 vence a eleição do Coren com folga

O calor e sol quente do dia 18 de janeiro não desanimaram os profissionais de Enfermagem que participaram da primeira eleição para o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) desde a intervenção realizada pelo Ministério Público Federal com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em maio de 2008. É também a primeira eleição legítima em 20 anos.  Com um colégio eleitoral comparável a vários municípios do Estado, com 160 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares aptos a votar, o Conselho precisou mobilizar estrutura que envolveu 3 mil pessoas para realizar o pleito.

No final, mesmo com alguns problemas normais numa eleição com essa magnitude, tudo correu bem. O resultado final da apuração dos votos apontou a vitória da Chapa 1 ‘Ética Participação e Luta’, que tem vários membros do Plenário Interventor, com 9.152 votos dos enfermeiros e 17.071 votos dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Apenas após a homologação do processo eleitoral pelo Cofen o resultado será oficial.

A apuração começou ainda na quarta-feira, no subsolo da Capela da Uerj, em Vila Isabel, logo após o final da votação que aconteceu em 177 escolas das redes pública do município do Rio e da rede estadual em 43 municípios. E terminou na madrugada do feriado de São Sebastião, 20 de janeiro. Duas chapas concorriam ao voto dos enfermeiros (quadro I) enquanto três disputavam o dos técnicos e auxiliares de enfermagem (quadros II e III).

Um telão e um amplificador de som instalados na frente da Capela permitia que qualquer pessoa interessada acompanhasse a contagem dos votos. A apuração das 447 urnas aconteceu manualmente. A coordenação de todo o processo eleitoral foi feita pela Comissão Eleitoral.

RESULTADO FINAL DA APURAÇÃO

Quadro I
(Enfermeiros)
Votos válidos – 13.390
Chapa 1 – 9.152
Chapa 2 – 4.238

Quadros II e III
(Técnicos e Auxiliares de Enfermagem)
Votos válidos – 36.435
Chapa 1 – 17.071
Chapa 2 – 11.179
Chapa 3 – 8.185

Itaperuna: Chapa 1 conquista a grande maioria dos votos

Em Itaperuna, Noroeste Fluminense, os profissionais de Enfermagem votaram em peso na Chapa 1. Dos 455 votos válidos, 450 foram a favor da Chapa 1. O município que tem uma representante na chapa vencedora, a enfermeira Itaeci Brum Ruas, demonstrou força e organização durante o período de campanha.

Professor José Luiz Ribeiro, o Borracha
Personalidades do município itaperunense aderiram às ideias da Chapa 1 e intensificaram o seu apoio nos dias que antecederam a eleição. Dentre elas, o professor José Luiz Ribeiro, o Borracha, conhecido pela militância em favor do Negro e, atualmente ocupando o cargo de secretário Municipal de Educação, confirmou a fama de ser ‘pé quente’.

“Como havia dito anteriormente, a Educação e a Saúde são segmentos que definem o presente e o futuro das pessoas. A vitória da Chapa 1 é na verdade a vitória da democracia. Tenho certeza que nossos companheiros da Saúde estão determinados em conquistar o melhor para a categoria”, finaliza Borracha.

Da redação com site do Coren-RJ

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Renda Melhor Jovem vai beneficiar estudantes de 51 municípios em 2012

O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, participou, nesta segunda-feira (16/01), no auditório do Palácio Guanabara, da coletiva de imprensa de lançamento do Plano de Superação da Pobreza Extrema no Estado do Rio de Janeiro - Rio sem Miséria, primeiro plano estadual executado no país com essa proposta.

O secretário de Ação Social e Direitos Humanos, Rogério Neves, apresentou o plano que inclui o Programa Renda Melhor Jovem, poupança escolar anual destinada a jovens estudantes do Ensino Médio cujas famílias recebam o benefício do Programa Renda Melhor. O plano, que já entrou em execução em 2011 em quatro municípios do Estado, iniciou o seu processo de expansão e atenderá esse ano famílias de 51 municípios, com investimento na ordem de 250 milhões/ano. A iniciativa visa tirar da pobreza extrema cerca de 1,3 milhão de pessoas até 2014, com um investimento de R$ 1 bilhão.

- O Renda Melhor Jovem complementa o conjunto de ações estratégicas de correção de fluxo escolar, que iniciamos em 2011. Estamos acompanhando de perto o desempenho do nosso aluno – disse o secretário Risolia.

Foto: Reprodução da Internet | Marcia Costa
O Renda Melhor é um programa de transferência de renda do Estado destinado a famílias que recebem o Bolsa Família e, ainda assim, vivem com menos de R$ 100 per capita que é calculada por meio de renda estimada e tem quatro grandes estratégias como pilares: os Programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, a Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais e o Acompanhamento Familiar/ Busca Ativa.

No Renda Melhor Jovem, o aluno matriculado com até 18 anos incompletos no Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino, receberá um benefício como prêmio caso seja aprovado em cada ano do Ensino Médio, nos seguintes valores:

- R$ 700 na 1° série do Ensino Médio;

- R$ 900 na 2° série do Ensino Médio;

- R$ 1.000 na 3° série do Ensino Médio;

- R$1.200 caso curse o Ensino Profissionalizante de 4 anos.

O aluno ainda receberá 500 reais adicionais no final do curso, caso consiga um bom resultado do Enem. Os participantes do programa terão o direito a sacar até 30% do valor recebido anualmente e somente farão jus ao saldo financeiramente corrigido ao longo dos anos e depositado em conta poupança no Banco do Brasil, caso concluam o Ensino Médio Regular. O objetivo é incentivar a permanência do jovem na escola, contribuindo desta forma, para a redução da defasagem idade-série, aumento da aprovação e conclusão do Ensino Médio, melhorando ainda os índices de qualidade do ensino no Estado.

Em 2011, o Renda Melhor Jovem foi implantado nos municípios de Japeri, São Gonçalo, Belford Roxo e Magé e já beneficia mais de quatro mil jovens estudantes. A previsão é de atender mais 20 mil jovens nos demais municípios onde o programa vai chegar esse ano.

Os municípios que serão incluídos no Plano em 2012 são: Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti, Seropédica, Tangué, Araruama, Saaquarema, Silva Jardim, Areal, Paty do Alferes, Sapucaia, Paraty, Cambuci, Porciúncula, São José de Uba, Campos dos Goytacazes, Carapecus, Carodo Moreira, Qusisamã, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Moraes, Miracema, Conceição de Macabu, Laje do Muriaé, Bom Jesus de Itabapoana, São Fidélis, Italva, Varre-Sai, Natividade, Itaocara, Macaé, Santo Antonio de Pádua, Aperibé, Itaperuna. Na cidade do Rio de Janeiro, o Renda Melhor Jovem beneficiará todos os jovens das famílias já contempladas pelo Cartão Família Carioca que atendam as exigências citadas acima.

Também participaram do evento, o presidente do Proderj, Paulo Coelho e o subsecretário de Integração de Programas Sociais da SEASDH, Antonio Claret. Mais informações sobre o Plano Rio Sem Miséria e as normas para participação do programa Renda Melhor Jovem podem ser encontradas no site da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH – www.rj.gov.br/web/seasdh/principal.

www.rj.gov.br

domingo, 15 de janeiro de 2012

Coren: mudança de local de votação em Itaperuna

Atenção profissionais de Enfermagem!!!

Devido aos problemas ocasionados pelas enchentes no município de Itaperuna, a votação que seria no Colégio Estadual 10 de Maio, vai acontecer no Colégio Estadual Lions, situado na Rua Wagner Gomes Silva, número 97. No dia 18 de janeiro de 2012, quarta-feira, de 8h às 18h.

Chapa 1 Coren RJ - Enfermeira Rejane

Deputada Federal Jandira Feghali manifesta apoio a chapa 1

Campanha da Chapa 1 do Coren-RJ em Itaperuna

A Chapa 1 vai lutar pelas 30 horas semanais na Enfermagem

Chapa 1 - A mudança não pode parar

Saúde antecipa R$ 3,7 milhões para Itaperuna

Repasse ajudará na reconstrução e no reforço do sistema de saúde no município, além de ampliar atendimento à população atingida pelas chuvas

Para reestruturar a rede de saúde local e ampliar o atendimento à população atingida pelas enchentes no município de Itaperuna, o Ministério da Saúde libera R$ 3,7 milhões, que corresponde a uma parcela antecipada do valor mensal previsto para a média e alta complexidade da cidade. O anúncio foi feito neste sábado (14) pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, que visitou cidades fluminenses afetadas pelas chuvas fortes.

O repasse permitirá a ampliação da assistência hospitalar e poderá ser utilizado para custear procedimentos como cirurgias e exames, e aquisição de medicamentos e insumos. Esses recursos podem ser utilizados em obras para reconstruir unidades de saúde. Os recursos também estão disponíveis para financiar hospitais de pequeno porte e o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192), entre outros. A transferência do recurso anunciado, será feita por meio do Fundo Nacional de Saúde, em parcela única, diretamente para o Fundo Municipal de Saúde de Itaperuna. O município terá prazo de 180 dias para prestar contas.

“Essa iniciativa soma-se ao trabalho que a Força Nacional do SUS tem desenvolvido desde o ano passado para que vítimas de calamidades sejam atendidas com eficiência e rapidez”, resume. Ele lembra que, desde a semana passada, a FNSUS enviou 15 toneladas de medicamentos para socorrer vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de atuar junto com estados e municípios em ações de prevenção, vigilância e atenção à saúde.

Para municípios com danos no abastecimento de água, a FNSUS dispõe de frascos de hipoclorito, que serve para purificar a água e torná-la própria para o consumo. Também foram adiantados recursos (R$ 7,8 milhões) para a média e alta complexidade do município de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.

“A Força Nacional do SUS continuará atuando em regiões em que problemas foram agravados com a danificação da estrutura de saúde, além do atendimento das vítimas das chuvas e do risco de aumento de doenças, sobretudo as transmitidas por água, alimentos e animais”, assegura o ministro da Saúde.

Débora Pinheiro, da Agência Saúde

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ministra Tereza Campello participa de reunião em Itaperuna

Foto: Itaperuna News

Em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou de reunião com prefeitos das regiões Norte e Noroeste Fluminense, nesta quinta-feira (12/01), quando anunciou medidas de combate aos problemas ocasionados pelas enchentes, que acorreram desde o início do ano. Quem também participou da reunião foi o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.

Durante o encontro, algumas importantes medidas foram anunciadas, dentre elas, o trabalho de ‘Força Tarefa’ entre os governos Estadual e Federal, que está viabilizando o envio de 11 geólogos para atuar nas regiões que sofreram com as cheias; antecipação dos recursos do Programa Bolsa Família (meses de janeiro e fevereiro), que beneficiará aproximadamente 43 mil famílias; além da unificação do Programa Bolsa Família ao Programa Renda Melhor. “O Renda Melhor iria acontecer somente em 2013, mas nós conseguimos antecipar esses recursos, que vai ajudar as famílias que se encontram na linha de pobreza. Esses valores vão ajudar a fomentar a economia”, lembra a ministra. Os recursos do Programa Renda Melhor podem chegar a R$ 100 per capita, somados ao pagamento do Bolsa Família.

Do pacote de R$ 75 milhões anunciados pelo Governo Federal para os estados atingidos pelas chuvas, a ministra Tereza Campello afirmou que R$ 25 milhões serão para o Estado do Rio de Janeiro. Outra boa notícia, especificamente para o município de Itaperuna, foi o anúncio de que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – será vistoriada para possível qualificação, onde passaria receber por parte do Governo Federal o valor de R$ 500 mil/mês, dobrando assim, a contrapartida que é de R$ 250 mil/mês. O Governo Estadual também repassa a quantia de R$ 250 mil. Já o repasse mensal da Prefeitura de Itaperuna é de R$ 630 mil. Ainda foi anunciada a possibilidade de providenciar uma nova disposição nos setores de emergência, hemodiálise e oncologia do Hospital São José do Avaí (HSJA), visto que esses locais sofrem bastante com os problemas das cheias.

O prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, agradeceu o apoio recebido através dos governos Estadual e Federal, e garantiu que vai continuar buscando ajuda para a região. “Somos muito grato ao apoio recebido. Estamos precisando muito da colaboração de todos, não só Itaperuna, como toda a região Noroeste Fluminense”, diz Paulada. O prefeito ainda lembrou que em Itaperuna, aproximadamente 5 mil famílias serão beneficiadas com a antecipação do Programa Bolsa Família e comemorou ao saber da unificação deste programa, ao Renda Melhor.

Ministério informa: o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome informa aos beneficiários que perderam seus cartões e documentos pessoais, que podem procurar as prefeituras para obter a Declaração Especial de Pagamento, que permitirá o saque em agência bancária. Trata-se de um documento de caráter provisório, emitido quando ocorre situação de emergência. Por meio da declaração, será permitido somente o pagamento do benefício do mês a que se refere.

Eleição do Coren será no dia 18 de janeiro

Divulgação

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Coren realiza eleição no dia 18 de janeiro

Reprodução da Internet

Atenção profissionais de Enfermagem! As eleições do Coren-RJ serão realizadas no dia 18 de janeiro de 2012, quarta-feira, de 8h às 18h, ocorrendo simultaneamente em todo o Estado do Rio de Janeiro. O Conselho Regional de Enfermagem acredita que cerca de 160 mil profissionais da área (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), participem da escolha da nova diretoria.

Cinco chapas concorrem ao pleito: duas no segmento dos enfermeiros (quadro I) e três buscam votos de técnicos e auxiliares de enfermagem (quadros II e III). A Comissão Eleitoral responsável pela condução das eleições do Coren-RJ se reuniu com os representantes dos candidatos no dia 4 de janeiro, para explicar o andamento do processo eleitoral e esclarecer dúvidas.

Por causa da magnitude deste processo eleitoral, o Coren-RJ instalou também uma central de atendimento ao eleitor, além da consulta on line no site eleições coren. Quem não receber a correspondência com as informações sobre local e urna onde irá votar poderá ligar para o Coren – telefone 3232-8730 e falar com os ramais 603, 606, 607, 608 e 621 para obter essas orientações.

ITAPERUNA TEM REPRESENTANTE NA DISPUTA

O município de Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, tem uma representante disputando a eleição do Coren-RJ. Trata-se da enfermeira Itaeci Brum Ruas, que compõe a Chapa 1. Itaeci é enfermeira em saúde pública do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Itaeci intensificou a campanha nesses últimos dias, inclusive gravando chamadas para rádio. Confira: “a chapa 1 é formada por integrantes do plenário interventor e por grupo de profissionais que acompanham essa cruzada pela ética, moralização e democratização do Coren”, diz a gravação. A enfermeira também conquistou importante apoio na cidade, dentre eles, o do professor José Luiz Ribeiro, o Borracha, conhecido pela militância em favor do Negro e, atualmente, ocupando o cargo de secretário Municipal de Educação de Itaperuna. “A Educação e a Saúde são segmentos que definem o presente e o futuro das pessoas, por isso eu apoio a chapa 1”, diz Borracha.

Local de votação: em Itaperuna, os profissionais vão votar no Colégio Estadual 10 de Maio, no dia 18 de janeiro de 2012, quarta-feira, de 8h às 18h.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Defesa Civil de Itaperuna informa

08/01/12

Devido as fortes chuvas que ocorreram na região, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública informa que estamos em ALERTA MÁXIMO para os desastres de enchentes e deslizamentos de terra, pois choveu aproximadamente 60 milímetros na Bacia do Rio Muriaé.

Isso significa que os rios Muriaé e Carangola estão enchendo gradualmente cerca de 07 cm por hora, o que deverá provocar novo transbordo. Informamos também que uma das maiores preocupações são as áreas de encosta, onde a terra já está bem saturada, e devido a previsão de chuvas de aproximadamente de 40 milímetros para hoje e amanhã, há riscos de deslizamentos.

Moradores das áreas de encostas, sem nenhum tipo de contenção, deverão procurar locais seguros, casas de parentes e amigos, para se abrigarem até quinta-feira, ou ligar para a Defesa Civil e solicitar o deslocamento para abrigo público, através do telefone: 3824-6334.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Estado do Rio em alerta máximo para chuvas fortes

O governador Sérgio Cabral colocou nesta quinta-feira o estado em alerta máximo para chuvas fortes. Segundo ele, no fim de semana vai chover muito nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, já castigadas, e Metropolitana. A informação foi divulgada após reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Nesta quinta-feira, trecho da BR-356 destruído nas chuvas de 2007 voltou a ser arrastado pelo Rio Muriaé, em Campos, alagando a localidade de Três Vendas: 4 mil moradores foram retirados do local.

“Temos informações preocupantes a respeito da situação do estado nos próximos dias (...) Possivelmente vai chover muito na cidade, e o prefeito Eduardo Paes está informado. Quero destacar o alerta máximo que nós estamos dando”, disse Cabral.

Segundo a Defesa Civil Estadual, quase 35 mil moradores das regiões Norte e Noroeste foram obrigados a sair de casa devido às chuvas. Em Campos, habitantes de Três Vendas estão indignados com a repetição do cenário trágico.

Reprodução da Internet
“Em 2007, o Rio Muriaé destruiu a BR-356 e alagou a comunidade do outro lado da estrada. Famílias perderam tudo. A obra da rodovia, que funciona como dique, foi refeita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no ano seguinte, mas não segurou a força do rio”, contou o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira.

Secretário de Obras de Campos, Edilson Peixoto diz que as obras na BR foram precárias: o Dnit teria usado manilhas pequenas demais por baixo da estrada, que não deram vazão às águas do rio. “As comportas devem dar vazão às águas para que a estrada não seja derrubada. Eles deveriam ter aumentado a altura da estrada para usar manilhas maiores e não o fizeram”, criticou.

Cabral anunciou projetos que ainda esperam aprovação da União para obras preventivas de R$ 950 milhões. Elas, no entanto, só ficarão prontas no ano que vem. O ministro Bezerra se atrapalhou ao comentar o problema na rodovia: “A informação que a gente teve é que foi uma ação planejada. Foi aberta a estrada para evitar alagamento e prejuízos maiores para a região”.

Mais dias de mau tempo

O tempo em todo o estado do Rio não deve melhorar. A previsão para hoje, sábado e domingo é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas, informou o Instituto Nacional de Meteorologia.

Nestes próximos dias, as regiões Norte e Noroeste fluminenses devem ser mais atingidas do que as demais áreas do Rio. As chuvas ocorrem em razão do encontro do ar quente e úmido vindo da região amazônica com frentes frias vindas do oceano Atlântico. O fenômeno se chama Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Moradores tentam salvar pertences

Em desespero, moradores de Três Vendas colocaram móveis e roupas nas lajes para evitar que sejam carregados pelas águas do Rio Muriaé, que começou a invadir a comunidade. Segundo a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, mais de 20 caminhões foram usados para remover os bens da população.

“Hoje (quinta-feira), não temos mais o que fazer. Pensamos em colocar pedras para tentar fechar a via, mas concluímos que o peso do caminhão poderia destruir mais a estrada. Estamos fazendo barreiras de pedras antes da comunidade para tentar reduzir a força da água”, disse Rosinha, acrescentando que as casas da localidade devem ser totalmente inundadas.

Em nota, o DNIT alegou que não é de sua responsabilidade a construção de diques, e que as manilhas serviriam só para escoar a água da chuva. Mas o Inea atribui ao DNIT a responsabilidade. “A via é federal. Logo a competência é deles”, disse Sidnei Machado, analista ambiental do Inea.

Doações

Cruz Vermelha recebe donativos para vítimas e abriu conta bancária:
RIO DE JANEIRO
Praça Cruz Vermelha 10, Centro: das 9h às 17h

NOVA FRIBURGO
Praça Santana 85, Cônego: das 9h às 17h

ITAPERUNA
R. Alcides A. de Magalhães 470: das 9h às 17h

CONTA NO SANTANDER
Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio de Janeiro, agência 3201, conta corrente: 13002979-9 e CNPJ 08.560.973/0001-97


O Dia Online (André Zahar e Pâmela Oliveira)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

UPA atende a desabrigados e desalojados

Arquivo: Itaperuna News

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna está prestando assistência às pessoas desabrigadas e desalojadas. O secretário Municipal de Saúde Selismar Cuco informa que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – é o local onde estão sendo realizadas as vacinas contra tétano.

O secretário ainda informou que deverá receber mais medicamentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ele ainda estuda a possibilidade de montar um Posto de Urgência na APAE, a fim de agilizar o atendimento.

Segundo o secretário, a UPA está trabalhando com cinco médicos diuturnamente e, o tempo médio de espera, seria de apenas dez minutos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Açu: entre os três maiores complexos portuários

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, divulgou a duplicação do volume de cargas movimentadas no Superporto do Açu, em construção no município de São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro. A construção adiantada e o início das obras do canal onshore, TX2, no primeiro semestre capacitam o empreendimento na movimentação de 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, com destaque para o petróleo, o que o posiciona entre os três maiores complexos portuários do mundo.

O Superporto vai atender as necessidades de logística e suprimento das atividades de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos. O TX1 contará com 9 berços dedicados a minério de ferro e petróleo. Já o TX2, contemplará mais de 30 berços para granéis sólidos como produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito além de granéis líquidos, carga geral e veículos.

O ano de 2011 será marcado pelo pleno funcionamento de vários canteiros de obra simultâneos no Superporto do Açu.

Reprodução da Internet
No total serão investidos no Superporto do Açu R$3,4 bilhões no empreendimento que está sendo construído no norte do Estado do Rio de Janeiro. Desde o início de 2007, já foram investidos R$ 1,2 bilhão na construção do empreendimento. O Complexo Industrial do Superporto do Açu deve atrair investimentos de U$ 40 bilhões.

Demonstrativos Anuais

A LLX também divulgou o resultado de 2010. Como o empreendimento está em fase pré-operacional a LLX encerrou o ano com prejuízo de R$12,7 milhões.

A empresa encerrou o ano de 2010, com imobilizado consolidado de R$791,9 milhões no término do exercício, contra R$606,7 milhões no final de 2009. O aumento está associado, ao andamento físico das obras do Superporto do Açu. Em 31/12/2010 o saldo de caixa foi de R$115,6 milhões em caixa e equivalentes de caixa, em relação aos R$481,9 milhões de 2009. O saldo de caixa é reflexo da realização dos investimentos para implantação e desenvolvimento do Superporto do Açu. Além deste caixa, o ativo circulante inclui R$ 231 milhões relativos ao mútuo da LLX para PortX a ser liquidado na conclusão da OPA prevista para o 2º trimestre de 2011.

Mercado de Capitais

As ações da LLX são listadas no Novo Mercado, nível mais elevado de Governança Corporativa da Bovespa, reforçando a importância do Mercado de Capitais para a Companhia. Com a cisão parcial da LLX, o Superporto Sudeste passou a ser negociado separadamente no Novo Mercado, a partir de 3 dezembro de 2010, como PortX.

A capitalização de mercado da LLX combinada com a da PortX atingiu 6,7 bilhões em 31/12/2010, sendo R$3,3 bilhões referentes a LLX e R$3,4 bilhões referentes a PortX, permanecendo estável se comparada com a alcançada no ano anterior pela LLX quando incluía a LLX Sudeste como controlada.

Responsabilidade socioambiental

A LLX acredita que possui papel social estratégico e transformador nas áreas onde atua e, por isso, conduz seus projetos de forma sustentável, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Alinhada à Política de Sustentabilidade do Grupo EBX, a empresa adota e dissemina conceitos, práticas e procedimentos com foco em responsabilidade social empresarial.
Em 2010 foram investidos cerca de R$2 milhões nos projetos socioambientais do Superporto do Açu onde a empresa mantém cerca de 50 programas socioambientais. A Companhia entende que transparência e responsabilidade são chaves para a condução de seus negócios. A relação harmoniosa com as comunidades onde seus projetos estão localizados também promove o desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Sobre a LLX

A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário.

Seus projetos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando a mais moderna tecnologia portuária. Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo.

O Superporto do Açu é um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com dois terminais, um offshore e outro onshore, em construção em São João da Barra, norte fluminense, próximo à área responsável por 85% da produção de petróleo e gás do Brasil, sendo o maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina.

Com um projeto inovador, que utiliza modernas práticas de engenharia, construção e operação, o Superporto do Açu será comparado aos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa, preparado para receber navios de grande porte, como o Capesize, VLCC e Chinamax, que transporta até 400 mil toneladas de carga.

No total serão investidos R$ 3,4 bilhões no Complexo Portuário Privativo de Uso Misto do Superporto do Açu, sendo R$ 1 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, escória, ferro gusa e carga geral).

A LLX possui cerca de 70 memorandos de entendimento em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu. Entre eles está o acordo de cooperação com a Wisco, terceira maior siderúrgica da China, assinado com a EBX em novembro de 2009 para associação entre as duas empresas para a construção e operação de uma planta siderúrgica integrada no Complexo Industrial do Superporto do Açu. A previsão é que a siderúrgica tenha capacidade inicial para produção de 5 milhões de toneladas de produtos por ano, com a possibilidade de aumento nos próximos anos.

A LLX também assinou contrato com a ítalo-argentina Ternium para a instalação de parque siderúrgico no Superporto do Açu. O contrato foi celebrado pela LLX Açu, subsidiária da companhia, e envolve a alienação da totalidade das ações da Siderúrgica Norte Fluminense (SNF), empresa controlada pela LLX Açu. O parque siderúrgico terá capacidade inicial de produção de 5,6 milhões de toneladas de aço bruto por ano.

Também foram celebrados dois contratos take or pay de longo prazo para serviços portuários. Um deles prevê o embarque de produtos fabricados no parque siderúrgico da Ternium, e o outro o desembarque de carvão. Com a Anglo American, a empresa possui um contrato take or pay para embarque de minério de ferro Superporto do Açu. Além disso, a LLX também assinou acordos comerciais com a Camargo Correa Cimentos e com a Votorantim Cimentos para a implantação de unidades industriais para a produção de cimento no Complexo Industrial do Superporto do Açu.

O início da operação do Superporto está previsto para o final de 2012. Os dois terminais, TX1 e TX2, reduzirão o gargalo logístico do Brasil com a criação do mais eficiente corredor para o comércio exterior do país, ligando os mais importantes mercados mundiais ao Complexo Industrial do Superporto do Açu.

Barra FM Notícias