A Educação é a base para o Desenvolvimento

O PROFESSOR JOSÉ LUIZ “BORRACHA” é formado em Administração de Empresas pela UFF e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263, atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge. É membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no C. E. Buarque de Nazareth, curso Técnico de Informática. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna. EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS SOCIAIS, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. "Borracha", quando SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA, contribuiu de maneira significativa com a melhoria do sistema educacional do município.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fórum Regional Norte/Noroeste da Undime

José Luiz “Borracha” realizou a abertura oficial do fórum.
Itaperuna sediou o Fórum Regional Norte/Noroeste da Undime, que aconteceu no dia 24 de março, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com a presença dos secretários de Educação dos seguintes municípios: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapona, São João da Barra, São José de Ubá, Varre-Sai, Itaperuna e um representante da Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes.

Auditório da SEMED.
Coube ao secretário de Itaperuna, o professor José Luiz “Borracha”, realizar a abertura oficial. O secretário destacou a participação do prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, na luta pela melhoria da Educação no município. José Luiz ainda destacou algumas ações realizadas pela SEMED no início do ano e outras que estão previstas para o decorrer de 2011.

Para Lígia Sueth, secretária de Educação de São Fidélis, é importante que as regiões Norte e Noroeste somem forças. “Nós temos muitos recursos humanos e esses recursos trabalham demais. Somos 18 municípios ao todo. Somos muito forte e temos que nos fortalecer ainda mais. É o momento para nos fortalecermos”, reforça.

Quem também destacou a ‘força através da união’ foi o secretário de Educação José Cosme, de São José de Ubá. “O Noroeste nunca tinha participado da direção da Undime e nós conseguimos no último biênio colocar nossos representantes na direção”. José Cosme ainda falou da importância de os municípios inadimplentes com a Undime, sanarem essa questão. “Esses municípios não terão direito a voto no fórum que vai acontecer no Rio de Janeiro”, lembra.

Momento cultural.
Durante o fórum ainda aconteceu uma apresentação cultural. O coral da Educação de Jovens e Adultos (EJA), composto por alunos e professores da Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva, abrilhantou o evento. O Conselho Municipal de Educação de Itaperuna, através da vice-presidente Maria Alda Figueira, pode expor suas atribuições e a forma de funcionamento.

Tereza Christina Barros, conselheira e coordenadora Regional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), prestou informações sobre a UNCME. Já a secretária Lígia Sueth, também coordenadora Regional da Undime Norte/Noroeste, encerrou as atividades do fórum ministrando palestra sobre “Interdisciplinaridade”.
José Luiz 'Borracha' (C) e companheiros de trabalho.

Undime - Se o tema é educação pública desenvolvida nos municípios brasileiros, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está sempre presente. Seja no âmbito infantil, de jovens e adultos, ou na educação para a paz.

Temas como desenvolvimento profissional de docentes, alfabetização, gestão democrática, políticas públicas locais, articulação com a sociedade, a família, a criança e o jovem, são trabalhados diariamente. É uma entidade que tem sob sua responsabilidade a gestão de um dos setores mais importantes da promoção à cidadania.

Sua atuação está voltada ao município, à comunidade, transformando as ações locais em articulação para questões de cunho nacional. (http://www.undime.org.br/)

www.itaperunanews.com.br
Consultoria e Assessoria em Comunicação

‘Segundo Tempo’ será implementado em Itaperuna

O lançamento do programa “Segundo Tempo” aconteceu no auditório da SEMED.
Aconteceu no dia 23 de março, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reunião referente à implementação do programa “Segundo Tempo”, que vai envolver a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município itaperunense.

O “Segundo Tempo” é um programa do Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva e cultural, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Inicialmente o programa vai atender a mil alunos e as escolas municipais participantes são: Joaquim de O. Câmara, Comendador Venâncio Garcia, Francisco Ventura Lopes, José de Paula Nogueira, Francisco de Matos Ligiéro, Oscar Jerônimo da Silva, Águas Claras, Nossa Senhora das Graças, Bezerra de Menezes, Theodomiro Coelho, Ciep 467 e Humberto de Campos.

Secretário José Luiz "Borracha".
As escolas que não fizerem parte do programa “Segundo Tempo” serão atendidas pelo projeto “Aprendendo Sempre Mais”, desenvolvido pela SEMED.

Secretário aposta em projetos – O secretário de Educação José Luiz “Borracha” acredita que a implementação de projetos que envolvam a prática esportiva, seja positiva na construção educacional-cidadã do ser humano. O professor ainda aposta no trabalho em conjunto com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que também possui importante papel na formação de crianças, adolescentes e jovens.

Objetivos Específicos do programa ‘Segundo Tempo’

* Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;
  
* Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade;

* Desenvolver valores sociais;

* Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;

* Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social e saúde);

* Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania).


www.itaperunanews.com.br
Consultoria e Assessoria em Comunicação

terça-feira, 15 de março de 2011

‘Borracha’ se reúne com representantes da UNDIME

O secretário de Educação “Borracha” (à esquerda) afirmou o compromisso
do governo Fernando Paulada em lutar por melhorias no setor educacional.

O professor José Luiz “Borracha”, secretário de Educação de Itaperuna, reuniu-se com representantes regionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no dia 15 de março. O encontro aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Os representantes José Cosme, secretário de Educação de São José de Ubá e Lígia Sueth, secretária de Educação de São Fidélis, agradeceram a receptividade por parte do secretário “Borracha” e de sua equipe, dentre eles, o subsecretário de Educação Valber Meireles e o diretor Geral de Administração da Secretaria Municipal de Educação Anderson Luiz, que também participaram da reunião.  

Segundo José Cosme, a cidade de Itaperuna está localizada em um ponto estratégico. “Somos 18 municípios da região que fazem parte da Undime. Precisamos nos fortalecer, manter contato direto e centralizar as ações da Undime na região”, diz o secretário de Ubá.

Um dos assuntos abordados na reunião foi referente a realização do Fórum Regional da Undime. “Nossa sugestão é que o fórum seja realizado em Itaperuna. A gente precisa fortalecer nossos laços e trabalhar para que nenhum secretário falte ao evento. Pensamos em Itaperuna devido a estrutura e a localização. Queremos que todos os secretários compareçam”, enfatiza a secretária Lígia Sueth.

Lígia Sueth, José Cosme, Valber Meireles, José Luiz “Borracha” e Anderson Luiz.
O secretário José Luiz “Borracha” recebeu de bom grado a sugestão e afirmou o compromisso do governo Fernando Paulada em lutar por melhorias no setor educacional. “Estamos à disposição e será um prazer receber o fórum em nossa cidade. Vamos trabalhar para que as regiões Norte e Noroeste somem forças. Esse é um compromisso nosso, enquanto secretário de Educação. Temos o aval do prefeito Fernando Paulada, que vem se desdobrando em prol da Educação no município”, finaliza.

O Fórum Regional da Undime será realizado no dia 24 de março, às 13h, em Itaperuna, no auditório da SEMED. 

Undime - Se o tema é educação pública desenvolvida nos municípios brasileiros, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está sempre presente. Seja no âmbito infantil, de jovens e adultos, ou na educação para a paz.

Temas como desenvolvimento profissional de docentes, alfabetização, gestão democrática, políticas públicas locais, articulação com a sociedade, a família, a criança e o jovem, são trabalhados diariamente. É uma entidade que tem sob sua responsabilidade a gestão de um dos setores mais importantes da promoção à cidadania.

Sua atuação está voltada ao município, à comunidade, transformando as ações locais em articulação para questões de cunho nacional. (www.undime.org.br)

Consultoria e Assessoria em Comunicação

domingo, 13 de março de 2011

Secretário de Educação de Itaperuna visita a FSJ

Após visitarem as dependências da Fundação, o secretário e seu assessor
reuniram-se com a direção da FSJ.
O secretário de Educação de Itaperuna José Luiz “Borracha” visitou recentemente a Fundação São José (FSJ) em companhia de Anderson Luiz, diretor Geral de Administração da Secretaria Municipal de Educação.
Na oportunidade foram recebidos pelo presidente da FSJ José Carlos Mendes Martins, assessora Pedagógica Maria Cury Martins, vice-reitor Acadêmico Eduardo Antônio Barbosa, vice-reitor Administrativo Marcio de Oliveira Monteiro, secretário Geral do Centro Universitário São José de Itaperuna José Maria Cardozo, diretora da Escola de Aplicação Quézia Coutinho da Silva e pela fisioterapeuta Bianca Cury.
Secretário José Luiz “Borracha” e Anderson Luiz, diretor Geral de
Administração da Secretaria Municipal de Educação.
Após visitarem as dependências da Fundação, o secretário e seu assessor, reuniram-se com a direção da FSJ para conversarem sobre a Educação no município. Na ocasião, o presidente da Fundação e reitor do Centro Universitário colocaram a Instituição à disposição do secretário para futuras parcerias, visando ao desenvolvimento crescente do município.
O secretário José Luiz “Borracha” ratificou o seu compromisso em melhorar o sistema educacional do município e agradeceu o apoio recebido por parte da FSJ, no que tange a parcerias em prol da Educação itaperunense.

Fonte: José Maria Cardozo (FSJ) com fotos da FSJ.

Consultoria e Assessoria em Comunicação

quarta-feira, 9 de março de 2011

A vida e a luta de José Luiz ‘Borracha’

Secretário de Educação de Itaperuna José Luiz 'Borracha'

A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna está em boas mãos. O professor José Luiz Ribeiro, o Borracha, já demonstrou durante a sua trajetória de vida que tem plenas condições de exercer o cargo que lhe foi confiado. Professor de Gestão Ambiental do curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Buarque de Nazareth, Borracha se formou em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2002.

Pós-graduado em Especialização em Educação Fiscal, o novo secretário de Educação ainda atuou efetivamente no Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, de 2003 a 2009. Desde o início da década de 1980, o professor José Luiz luta pelos direitos do negro na sociedade. “Nossa luta é no sentido de criar oportunidades para o negro e o movimento propicia uma visão diferente perante a sociedade. Sem o movimento as dificuldades seriam maiores”, diz.

Borracha conta que desde o início de sua militância pela causa, muita coisa mudou nos dias de hoje. “Não conquistamos tudo, obviamente, mas alcançamos muitas vitórias. A participação do negro na mídia, por exemplo. Na maioria das vezes o negro era retratado pela mídia em funções subalternas no mercado de trabalho. Não que isso seja negativo, mas em geral era de uma forma pejorativa”, comenta.

Confiante no progresso da sociedade e nas políticas de inclusão, o secretário comemora as conquistas da raça Negra no decorrer dos séculos. “Zumbi que era marginal, hoje é herói com direito a feriado”, sorri o secretário. Questionado sobre o porquê da profissão escolhida ele responde imediatamente: “lecionar é uma paixão”.

Para o professor Borracha a qualificação profissional é o grande desafio do momento. “A visão que procuro passar para os meus alunos é de reflexão. Aonde eu vou me inserir no mercado de trabalho? O que é preciso para isso? A minha função é abrir os olhos dessa garotada e direcioná-los para um futuro melhor”.

Borracha não foge às raízes nem nos momentos de folga. Como esporte, gosta de jogar Capoeira. Em relação à música, curte Samba e Pagode. “O que faz você viver com dignidade é ter uma identidade. Não discriminar outras culturas, nada disso, apenas ter identidade. Se o indivíduo tem raízes fincadas na própria cultura, ele vai andar de cabeça erguida”, diz o secretário.

Curiosidade - O secretário de Educação José Luiz ‘Borracha’ tem uma filha de 23 anos, técnica em Radiologia, chamada Kizzania Mandella. Nascida em 18 de julho, no mesmo dia em que Nelson Mandella faz aniversário, Borracha fez uma homenagem ao ex-presidente da África do Sul (1994 a 1999). Mandella foi um dos maiores ícones da luta negra contra o racismo.


Consultoria e Assessoria em Comunicação

O poeta José Luiz ‘Borracha’

A NOITE
José Luiz Ribeiro
Quero ver algum dia você se orgulhar de ser como és
Pele negra como a noite, noite de luas e estrelas.
Noite de brilhos.
Você é noite.
Esqueça os açoites,
É passado,
Viva agora.
Esqueça o sinhô, a sinhá,
Sem mágoas
Sem revide,
Mas com reivindicações
De direito legítimo,
Esclareça,
Abra as mentes,
Você pode,
Você é grande.
Faça renascer Zumbi,
Renasça com ele.

BOI TRIUNFO
José Luiz Ribeiro
OI, OI, OI
CADÊ MEU BOI (BIS)
VOCÊ VIU O BOI TRIUNFO
ONDE É QUE ELE FOI

O BOI TRIUNFO
É UM BOI TÃO DIFERENTE
DEPOIS DE COMER CAPIM
ELE ESCOVA OS DENTES

E A REBECA
É A MULINHA VAIDOSA
JÁ COMPROU UMA MINI-SAIA
E UMA MELISSA COR DE ROSA

CONSCIÊNCIA
José Luiz Ribeiro
Me lembro Palmares
Saudades Zumbi!
Queria estar ali.
Pra fugir da opressão
Que afundou nosso povo
Hoje tão desgostoso
Num mar de submissão
Me lembro Palmares
Saudade Zumbi
Queria estar ali
Pra evitar que hoje em dia
Existisse favela
Que o negro morasse nela
Pra que seus descendentes
Freqüentassem a escola
Pra não mais pedir “esmola’’
Me lembro Palmares
Saudades Zumbi!!!

DESCENDENTES
José Luiz Ribeiro
Preciso sonhar que este mundo
vai ser um paraíso se mudarmos
o pensamento
O juízo
Se extinguir o preconceito,
Se eu, se você conquistarmos nossos direitos
Se respeitarem nossas crenças
Meus ancestrais
A grande diferença
Minha herança cultural
Meu tesouro espiritual
Meus heróis, minha gente
Esse povo diferente
Sempre com sorriso entre os dentes
Que hoje luta por inclusão
Buscando compensação
Pois querem as terras daqui
Pois lhes tomaram as de lá
Portanto reforma agrária já !
Para os remanescentes de quilombos
Para os descendentes de Zumbi
Para os trabalhadores valentes
Para povo brasileiro

INDAGAÇÕES
José Luiz Ribeiro
EU ERA BEM PEQUENININHO
QUANDO EU SENTIA MEDO
CORRIA PARA A SUA CAMA
E CONTAVA OS MEUS SEGREDOS
EU TEMIA O LOBO MAU
TEMIA A ESCURIDÃO

ERAM REAIS OS MEUS CONFLITOS
ESMAGAVAM O MEU CORAÇÃO

PAI, POR QUE HÁ TANTA COISA QUE EU NÃO ENTENDO
PAI, POR QUÊ…
MAS, MESMO ASSIM EU VOU VIVENDO

HOJE JÁ ESTOU GRANDINHO
O MEDO AINDA ME PERSEGUE
JÁ NÃO DURMO EM SUA CAMA
MAS ALGO BEM REAL ME SEGUE.

INDENIZAÇÃO
José Luiz Ribeiro
Num passado longínquo
Mas inesquecível
Nosso povo deportado
Humilhado
“Convidado” a viajar
Além do mar
Pra “ trabalhar”
Sem recompensa
Exploração intensa
Vocês não são filhos de Deus
Nem de Zeus
Mas de Olorum, Oxum
Zâmbi Mawu Lissá
Sobô , Iemanjá

Nós somos o povo da criação
Da riqueza da emoção
Do conhecimento
Da razão
Queremos reparação
De um país que foi o último
A abolir a escravidão
Queremos terras
Tetos, Cotas
Indenização
Pra tentar amenizar
Tantas lágrimas
Tanta dor
Eis aqui as nossas lanças e
Machados de Xangô

MURCHARAM
José Luiz Ribeiro
OLHA A FLOR QUE MURCHOU DE MEDO
DA ESCURIDÃO SOMBRIA DOS SEGREDOS
DOS FANTASMAS VIVOS DA DISCÓRDIA
ENFRENTÁ-LOS EU ATÉ ME ATREVO
FLORES QUE MURCHARAM DE AGONIA
ASSIM O QUÊ SERÁ DE NÓS?

MURCHARAM DE VER TANTA GENTE REUNIDA
MAS NO FUNDO ESTAVAM TODOS SÓS.

O MEU HERÓI É NEGÃO
José Luiz Ribeiro
Assim como Zumbi
Eu não aceito preconceitos
Eu luto por meus direitos
Eu me livrei da submissão
Eu não comemoro o 13 de maio
Falsidade
Enganação
O meu herói é negão

Assim como Zumbi
Eu não aceito a escravidão
Que existe nessa nação
Que insiste nessa cidade

Assim como Zumbi
Eu odeio hipocrisia
Eu encaro a realidade
Sem medo
Sem covardia
Eu sou do bem
Eu sou da paz
Mas me respeite rapaz !

ZUMBI NOSSO HERÓI
José Luiz Ribeiro, Adilson Ribeiro e Jorginho/1988
Negro abre o peito
Vem cantar
Mostra na passarela
Sua força
Na cultura popular
A benção vovó
Hoje não venho só
Trago comigo
O povo da cidade
Para te ouvir
Falar de liberdade

A negra mina
Que cuidava da Sinhá
Tinha no peito
A esperança
De um dia se libertar

Mas eis que um dia
O sonho se realizou
Ficou livre dos açoites
E daí o que mudou?
Já faz cem anos
Negro luta com bravura
E impõe sua cultura
Do Oiapoque ao Chuí
Ontem e hoje
Negro influi na economia
E lembra com alegria
O grande herói
Que é Zumbi

Consultoria e Assessoria em Comunicação

Colégio São José é doado para prefeitura

Momento histórico, em que o padre Marco Antônio passa a caneta
ao prefeito Paulada para a assinatura do documento. 

A Prefeitura Municipal de Itaperuna, em parceria com as secretarias Educação, Governo, Ação Social, Trabalho e Habitação, após muitos anos de luta e graças à intervenção do prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, conseguiu a devolução de todo o espaço do antigo Colégio São José, situado no Castelo. Com a presença do padre Marco Antônio, o prefeito Fernando Paulada assinou o documento em que a Igreja São José do Avaí doa o espaço para a prefeitura.

De acordo com o prefeito Paulada, há muitos planos para transformar o local. Na sede, já funciona o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sob os cuidados da Secretaria de Ação Social. “Estamos estudando todas as formas para atender melhor a população. No futuro, o espaço será ocupado por diversas secretarias como Saúde, Educação, Ação Social, Esporte, dentre outras. Vamos ter dentistas, plantonistas e projetos voltados para a área pedagógica”, diz o prefeito.

O secretário de Educação José Luiz ‘ Borracha’ foi incumbido
pelo prefeito para reativar o colégio.  
O secretário de Educação José Luiz Ribeiro, o Borracha, foi incumbido pelo prefeito para reativar o colégio.  “Diversos investimentos serão feitos aqui. Temos muita força de vontade e vamos fazer o melhor para a comunidade. Vamos buscar recursos e colocar esta escola, que um dia foi referência na região, para funcionar”, diz o secretário.

Já o secretário de Administração Elias Meiber preparou uma surpresa para a comunidade, anunciando a doação de equipamentos gráficos do antigo jornal ‘O Regional’. “As máquinas são de 1809 e estão em perfeito estado de conservação”, diz o secretário de Administração. Os equipamentos pertenciam ao pai do secretário Elias Meiber.

Ao final, Elias Meiber ainda disse que Itaperuna vai ganhar o primeiro Museu Gráfico da região.


Consultoria e Assessoria em Comunicação

Inaugurada a praça no Bairro Boa Fortuna

“Borracha” viaja ainda este mês em busca de recursos junto à ALERJ.

Foi inaugurada no dia 01 de março a praça no Bairro Boa Fortuna, localizada na Avenida Boa Fortuna, paralela à Rua José do Patrocínio. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, o secretário Municipal de Educação José Luiz “Borracha”, vereadores, secretários, autoridades civis e militares, representantes da comunidade e demais convidados.

Centenas de pessoas compareceram
à inauguração da praça.
O secretário Municipal de Educação José Luiz “Borracha” destacou o trabalho realizado pelo prefeito, bem como os projetos ‘Mais Educação’ e ‘Segundo Tempo’ que estão chegando e são importantes para a comunidade. “Muitas obras precisam ser realizadas. Obras que precisam e vão ser construídas. Ainda há muita coisa para ser feita, mas estamos trabalhando para isso. Ainda este mês, vamos buscar recursos junto à ALERJ”, completa o secretário Borracha.

Paulada falou sobre o projeto
“Prefeitura Itinerante”.
Já o prefeito Paulada lembrou-se da importância de Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão, para a cidade. “Foi nosso grande mestre de obras e eu aprendi muito com ele”, destaca Paulada. O prefeito ainda falou sobre o projeto “Prefeitura Itinerante”, que tem por objetivo aproximar a prefeitura do cidadão, buscando conhecer e solucionar os problemas das comunidades de maneira ágil e eficaz. O projeto já percorreu os bairros Vinhosa, Carulas, Surubi, Cehab e Matinada. E, a cada semana, estará presente em algum ponto da cidade ou distrito.

Residente no bairro há 10 anos, Joaquina Martins está feliz com a construção da praça. “Melhorou muito. As crianças não tinham lugar para brincar e ficavam no meio da rua. De noite a praça fica repleta de gente, curtindo uma fresca. A praça valorizou muitíssimo o bairro”, diz a moradora que ainda externou sua satisfação com a administração do prefeito Paulada.

As crianças já estão usufruindo dos brinquedos instalados na praça.

Consultoria e Assessoria em Comunicação

‘Borracha’ conversa com alunos em Raposo

O secretário Municipal de Educação José Luiz ‘Borracha’ (camisa azul)
junto aos estudantes universitários.

O prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, ratifica o seu compromisso com a Educação e providencia transporte para alunos universitários dos distritos de Itaperuna. O secretário Municipal de Educação José Luiz ‘Borracha’ esteve no distrito de Raposo para consolidar o comprometimento do prefeito Paulada no que tange à Educação municipal, bem como acompanhar o embarque dos alunos daquela localidade.

“Borracha” conversou com os estudantes que se demonstraram bastante satisfeitos com a iniciativa do prefeito. Outros distritos, como Comendador Venâncio e Retiro do Muriaé também vão receber especial atenção na área de transporte.

Ainda participaram do evento na localidade de Raposo Anderson Luiz, diretor Geral de Administração da Secretaria de Educação de Itaperuna e o subprefeito de Raposo “Bené”.

‘Borracha’ ainda pegou uma carona no ônibus, junto com os estudantes.


Consultoria e Assessoria em Comunicação

Secretário ‘Borracha’ promove reunião na SEMED

O secretário de Educação José Luiz “Borracha” agradeceu ao prefeito Paulada
pelo apoio às ações promovidas pela Secretaria de Educação.

O prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, participou de reunião promovida pelo secretário Municipal de Educação José Luiz Ribeiro, o Borracha, e pelo Conselho Municipal de Educação, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Paulada iniciou a reunião abordando questões referentes às ações que vem desenvolvendo desde que assumiu o governo. Também ratificou o compromisso em priorizar as áreas da Saúde e Educação, e que apesar das dificuldades, ele vai trabalhar firmemente para superar os problemas. Ainda de acordo com o prefeito, a Educação é de suma importância na vida do indivíduo, pois só assim poderá se tornar um cidadão melhor. “Quero que todos os itaperunenses possam ter a oportunidade de um futuro melhor. Com qualidade de vida na Educação e na Saúde”, diz Paulada.

Paulada ratificou o compromisso em
priorizar as áreas da Saúde e Educação.
O secretário de Educação José Luiz “Borracha” agradeceu ao prefeito Paulada pelo apoio às ações promovidas pela Secretaria de Educação. Na reunião estavam presentes diretores de escolas municipais, supervisores e coordenadores da SEMED, além de conselheiros municipais da Educação. O Plano Municipal de Educação será novamente avaliado por todos, para que a sua implantação possa beneficiar a Educação de Itaperuna.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Maria Alda Figueira entregou aos diretores um questionário contendo perguntas sobre o Plano Municipal de Educação e questionamentos sobre a realidade das escolas. O questionário será entregue ao CME, que junto com a Comissão Avaliadora irá fazer uma análise e a tabulação dos resultados para posterior apresentação em Audiência Pública, que deverá acontecer no dia 07 de abril de 2011, na Câmara Municipal de Itaperuna.


Consultoria e Assessoria em Comunicação

SEMED promove Semana Pedagógica

O secretário de Educação José Luiz “Borracha” pretende realizar
uma gestão voltada para a melhoria da Educação no município.

Aconteceu no primeiro dia do mês de fevereiro a abertura da Semana Pedagógica, no Itaperuna Tênis Clube (ITC). O evento reuniu supervisores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna (SEMED), diretores, orientadores pedagógicos e professores do Sistema Municipal de Ensino.

O secretário Municipal de Educação José Luiz Ribeiro, o Borracha, afirmou que pretende realizar uma gestão voltada para a melhoria da Educação no município, estabelecendo parcerias que tornem isso possível. Também se colocou à disposição dos educadores para dialogarem sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação.

A abertura da Semana Pedagógica aconteceu 
nas dependências do ITC.
“Unidos em defesa de uma escola sem violência”, esse foi o tema apresentado no evento, que teve a participação de alguns representantes (palestrantes) do 29º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, dentre eles Juremy Pereira (subtenente do PROERD), Ricardo José Oggioni (3º sargento) e Marcos Luiz Giovanini. Todos foram enfáticos sobre a importância de realizar um trabalho preventivo a fim de evitar situações de violência dentro e nas imediações do recinto escolar.

Ainda participaram do encontro os professores Evanildo Leite (diretor do IFF – Instituto Federal Fluminense: Campos / Itaperuna), Adriano Ferrarez (IFF – Itaperuna), Eli Antônia (representante da Coordenadoria Noroeste II) e a conselheira Marivete Figueiredo (representante do Conselho Municipal de Educação).

A Semana Pedagógica aconteceu até o dia 04 de fevereiro, com a apresentação de todos os professores em suas respectivas escolas.


Consultoria e Assessoria em Comunicação

Para que servem os royalties do petróleo?

Reprodução da Internet

A discussão sobre os royalties cedeu lugar à eleição 2010, mas nem por isso devemos esquecê-la, muito pelo contrário, é preciso discutir com a sociedade para onde vão os recursos oriundos do ouro negro e conferir se de fato são aplicados em infraestrutura.

Algumas cidades do nosso Estado recebem milhões relativos aos royalties, mas continuam sem redes de esgoto, sem água potável, sem calçamento, sem nada. Por tudo isso, sou favorável a um tipo de partilha que não prejudique os estados produtores, mas sou igualmente a favor de que os estados não produtores também recebam parte dessa riqueza, que é do Estado brasileiro.

É preciso que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) regule também a aplicação desses recursos e crie conselhos para fiscalizar sua aplicação. Conselhos que a população possa integrá-los e ter voz! Voz, vez e voto para dizer onde os mesmos devem ser aplicados.

Professor José Luiz ‘Borracha’


Consultoria e Assessoria em Comunicação

Desenvolvimento e conquistas alcançadas

Há várias maneiras de se promover o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país. Primeiro. É fundamental que os gestores públicos desejem que a população seja beneficiada. Segundo. É ainda mais importante que essa população esteja preparada para ter papel principal no processo de desenvolvimento e não seja mera coadjuvante.

Prefiro a primeira alternativa. No entanto, para que isso aconteça, necessário se faz que os cidadãos sejam qualificados profissionalmente, e, mais importante ainda, cabe à gestão pública o papel de atrair aos municípios os investimentos que irão gerar emprego, distribuição de renda e o sonhado desenvolvimento econômico e social.

Quando estava assessor da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo busquei em Brasília, via emenda parlamentar, recursos para o município de Itaperuna. Logrei êxito todas as vezes que bati à porta do presidente da Comissão de Desenvolvimento da Câmara, o camarada Edmilson Valentim, mas meus objetivos e do meu partido, o PC do B, não foram alcançados porque interesses contrários aos da população impediram que os mesmos se concretizassem.

Consegui recursos para o Instituto Federal Fluminense, campus Itaperuna, de aproximadamente R$ 200 mil para obras de infraestrutura que estão sendo aplicados, gerando trabalho e renda para os trabalhadores da construção civil. Para a Prefeitura, consegui duas emendas, uma que contemplava mil vagas para crianças e jovens praticarem esporte no projeto “Segundo Tempo”, do Ministério dos Esportes, além de recursos para a construção de uma quadra de esportes e outra para a Festa de Carros de Bois de Raposo, cujos recursos foram obtidos no Ministério do Turismo.


Consultoria e Assessoria em Comunicação

Agradecimento

Professor José Luiz 'Borracha'

Agradeço de forma calorosa cada voto recebido nas eleições de 2010. Foi a minha estreia na corrida por um cargo eletivo e confesso que nas caminhadas que fiz, junto aos camaradas do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e com alguns simpatizantes, pude conhecer ainda mais a nossa querida Itaperuna.

Há muito para ser feito em nossa cidade, mas não vamos esmorecer, visto que somos uma gente guerreira e feliz, acreditando que o futuro pode ser diferente e será. Os 2.024 votos obtidos (para deputado federal) são frutos colhidos em mais de 20 anos trabalhando em prol da Educação.

A confiança dos amigos e amigas que acreditaram ser possível um candidato com poucos recursos ter uma votação expressiva, muito nos anima a continuar com nosso projeto de inclusão social, desenvolvimento regional e qualificação profissional para os trabalhadores da região Noroeste Fluminense.

Muito obrigado a todos que confiaram e continuam confiando em nosso trabalho!


Professor José Luiz ‘Borracha’


Consultoria e Assessoria em Comunicação

Perfil: professor José Luiz ‘Borracha’

Professor José Luiz 'Borracha', secretário de Educação de Itaperuna

O professor José Luiz “Borracha” nasceu em Itaperuna/RJ. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua no setor de Educação há mais de 20 anos. Foi diretor do Ciep 263 – Lina BoBardi, no período compreendido de 2001 a 2004. Atuou na área de Educação Profissional no SENAC, SENAI e Colégio Estadual Chequer Jorge.

“Borracha” é membro do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense e trabalha no curso Técnico de Informática do C. E. Buarque de Nazareth. Atuou na coordenação geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Itaperuna, por dois mandatos consecutivos (2003-2009), sendo um dos responsáveis pela filiação e participação de profissionais do município de Itaperuna na atual direção do Sindicato.

Em relação a movimentos sociais, o professor foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Vinhosa, Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI), CENIERJ, Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaperuna e da Academia Itaperunense de Letras, tendo inclusive, publicado o livro “Janela dos Vinte”.

Nos anos 80 era figura conhecida no meio carnavalesco. Compôs inúmeros sambas abordando temas históricos, políticos e étnico-raciais. A defesa dos trabalhadores, a luta contra as injustiças sociais e raciais, a eterna luta pela Democracia (participou ativamente da campanha das Diretas Já), são ‘tatuagens’ impressas na história do professor. Hoje, como secretário Municipal de Educação de Itaperuna, “Borracha” tem a tarefa de melhorar o sistema educacional do município.


Consultoria e Assessoria em Comunicação